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Teste de CTA Aumentou a Conversão em 63,3% de uma Startup

Alessandro Olivera
Escrito por Alessandro Olivera em março 25, 2022
4 min de leitura
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Quantos testes você tem feito em suas landing pages nos últimos 3 meses?

Se você já está inserido no mundo digital a mais tempo, é provável que você já tenha ouvido falar ou escuta praticamente todos os dias algo sobre os famosos Testes A/B.

Mas a realidade é que, a grande maioria das Startups e empresas que estão sólidas no mundo digital, ainda não tem uma rotina forte de Testes A/B, e se você não está fazendo testes regularmente, grandes são as chances de estar deixando dinheiro na mesa.

Então vamos a um caso simples, que foi usado em uma página que já tinha um histórico de otimização que havia batido a meta de 4 leads para uma venda, a uma taxa de conversão de 11,86 usando o canal do Google Ads Pesquisa.

A hipótese

Após uma pesquisa qualitativa e de comportamento do consumidor, descobrimos que para esse canal de aquisição, a grande parte dos usuários gostaria de receber de maneira rápida um orçamento personalizado para as suas necessidades.

A fim de comparar com os concorrentes e tomar a melhor decisão de compra.

Porém, sabendo dos diferenciais e proposta de valor da Startup, o plano era muito mais atrativo que a maioria dos planos convencionais, por conta dos seus benefícios, no momento que o Lead entrava em contato com a equipe comercial, já era possível converter um valor mais alto.

Dessa forma, entendemos que caso o usuário que estivesse buscando por um orçamento, encontra-se essa opção nos CTAs ao longo da página e de maneira rápida a taxa de conversão seria maior.

Lembrando que a chamada para ação anterior mirava no benefício do plano “QUERO ESTAR PROTEGIDO”.

Alterando a CTA para “RECEBER ORÇAMENTO AGORA” reduzimos a ansiedade do usuário (afinal ele sabe o que vai acontecer logo após clicar no botão) e também aumentar a recompensa pelo clique (receber o orçamento instantaneamente)

Observando a página, também observamos que o contraste entre o botão estava razoável, mas poderia ser melhorada.

Usamos o Contrast Checker para gerar novas cores com contraste maior e escolhemos o verde como opção de alto contraste

O Experimento

Como estávamos trabalhando com duas variáveis (Texto da CTA) e Cor do Botão, precisamos usar um teste multivariável, com um total de 4 opções no total, conforme a tabela abaixo:

ControleVariante 1Variante 2Variante 3
Cor AntigaCor NovaCor antigaCor nova
Texto AntigoTexto AntigoTexto AntigoTexto novo

Como nosso volume de tráfego era baixo para esse teste, quebramos o experimento em 3 etapas, com uma fila de testes.

o Resultado foi positivo no último teste com um aumento de 63.3% saltando de 11,18% para incríveis 18,26%

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Conclusões

Mais importante que vencer um teste, é entender os princípios que fizeram com que esse teste tivesse sucesso, e replicar isso em outras landing pages, e em outros pontos e estratégias do negócio como um todo, fazendo uma verdadeira escalada de resultados.

Através dessa hipótese validada, podemos gerar insights para testes de abordagem comercial, testes de mensagens automáticas no BOT, testes de campanhas promocionais, enfim, um grande leque de possibilidades se abre com a conclusão de um teste bem sucedido.

Uma cultura de testes e experimentação pode alavancar exponencialmente uma empresa, acumulando pequenos ganhos marginais em cada teste.

Sua empresa está preparada para isso? Gostaria de implementar essa cultura na sua empresa.

Venha bater um papo conosco!!!

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