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Startup - as melhores estratégias para gerar leads

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em janeiro 14, 2022
10 min de leitura
O estado da arte do Growth e CRO

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A maneira como as pessoas consomem atualmente mudou e com isso gerar leads se tornou algo importantíssimo, já que para alguns serviços o processo de decisão de compra é mais longo. 

E se você quer entender como trazer leads qualificados para sua base além de ver o impacto que isso possui no seu funil de vendas continue lendo. 

O que é uma estratégia de gerar de leads?

Embora seja um termo extremamente conhecido e falado por muitos, algumas pessoas ainda tem dúvida sobre o que é um lead, e qual o propósito desta estratégia.

Sendo assim considere como um “lead” qualquer pessoa que demonstra interesse pelo o que você oferece. 

Ou seja, se você possui um formulário no seu site e alguém preenche podemos considerá-la como um lead.

Assim como se alguém entra em contato pelas redes sociais para saber de preços, entender como seu serviço funciona também se torna um possível lead. 

Tudo depende do estágio que ela está no processo de decisão de compra, outro termo de extrema relevância quando falamos em gerar leads. 

“Ok, mas e agora o que acontece” simples, após este usuário demonstrar interesse ele entra no funil de vendas que basicamente é uma representação do processo de decisão que foi dito anteriormente. 

Afinal o funil é composto por 3 etapas sendo elas. 

Topo – Descoberta de uma necessidade, a partir do contato que teve com a sua empresa. 

Meio – Tenho um problema, e preciso de uma solução, ou seja é nessa etapa que se encontra os leads. 

Fundo – Já avaliei as opções e estou pronto para comprar, tenho uma decisão final. 

No entanto você pode se perguntar “nossa mas porque eu tenho de saber de tudo isso” porque dependendo do estágio do funil o seu posicionamento perante a estratégia, muda.  

Porém, como dizem “tudo na vida tem suas exceções” por isso precisamos conhecer o comportamento do nosso público, e ver como gerar leads dentro desta realidade. 

10 estratégias para aumentar sua base de leads

Após entender tudo que foi dito anteriormente chegou a hora de colocar em prática na sua startup e gerar leads.

Crie Oportunidades

Ou seja, ofereça itens, coisas de valor para o seu público e inclua nesta lista os seguintes pontos: 

  • Relatórios ou pesquisas de mercado feitas por você. 
  • Webinars. 
  • Lives com demonstração do serviço. 
  • Planilhas. 
  • Ebooks. 
  • Guias sobre algum assunto. 

Utilize todos os seus recursos com uma forma de conhecer quais ações geram mais resultado e porque com base nisso você poderá fazer melhorias em todo estágio do funil que vimos no tópico anterior. 

E lembre-se crie algo que seja impossível de ser ignorado, algo de fácil consumo mas que gera um benefício imediato. 

Aposte nas referências

Em outras palavras, use o famoso “boca a boca” a seu favor e além disso recompense seus clientes por cada indicação feita. 

Visto que a possibilidade de uma indicação se tornar um cliente é muito grande já que essas pessoas que foram indicadas podem ter o mesmo perfil que sua base de leads. 

“Ok, mas como isso pode ser feito?” Através de ações como:

  • Cupons de desconto. 
  • Frete grátis, no caso de ser um produto físico. 
  • 15 dias grátis utilizando seu serviço. 
  • Prêmios após a pessoa indicar “X” pessoas. 
  • Sorteios em datas específicas. 

Analise o cenário da sua empresa hoje, qual seria a maneira mais simples de recompensar as pessoas que lhe ajudam a crescer? 

Remarketing

Se você já utiliza da publicidade online através de ferramentas como google adwords por exemplo, pode apostar no remarketing e ter grandes benefícios com ele.

Visto que muitas pessoas que acessam o seu site, não estão prontas para realizar uma compra, ou nem mesmo sabem que existe um problema. 

Por isso use esta estratégia para gerar reconhecimento de marca e trazer de volta aqueles visitantes que não converteram. 

Mas lembre-se o objetivo aqui é atrair a atenção das pessoas que estão no topo do funil que ainda não perceberam que o seu serviço pode ser útil.

Porém caso você tenha uma base que não esteja convertendo pode fazer isso através do email e gerar leads com base no que você já tem.  

Precisa analisar sua realidade e ver o que faz mais sentido agora, focar no que você já tem, ou no topo onde está a maioria dos visitantes. 

Crie vídeos que solucionem dúvidas e objeções

Grande parte dos sites possuem uma sessão de perguntas mais frequentes, porém que tal investir em vídeos que falem sobre todas elas? 

Uma vez que caso você ofereça vários tipos de serviço pode criar um para cada, já que o público pode ser diferente em cada um deles. 

Mas pense que aqui o objetivo é criar uma relação de confiança, e gerar engajamento com estas pessoas que ainda não sentem confiança em comprar, ou realizar um teste gratuito. 

E por último mas não menos importante se você já utiliza o youtube na sua estratégia, inclua estes vídeos lá e permita que qualquer pessoa que tiver contato com você possa ver. 

Insight: inclua depoimentos nestes vídeos que confirmem o que está sendo falado, dado que uma simples “prova social” pode ajudar a construir confiança. 

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Marketing de conteúdo 

Embora seja visto como uma estratégia demorada, e que não gera resultados de imediato, se utilizado em conjunto com anúncios em redes sociais e rede de display pode trazer grandes benefícios. 

Visto que a partir do marketing de conteúdo é possível aumentar a autoridade do seu site e ser visto com uma referência no seu segmento. 

Porém para que isso aconteça é preciso alinhar seus conteúdos ao SEO que irá inserir seu site no topo das buscas se estiver de acordo com uma busca feita pelo usuário. 

Sendo assim, se deseja ter um marketing de conteúdo bem sucedido comece pelo mais importante: a definição de palavras-chave. 

E verá que uma simples palavra pode lhe fazer economizar quando for criar seus anúncios no google adwords visto que alguns termos possuem um custo mais baixo se comparado a termos mais amplos.

Chatbots 

Uma outra maneira de responder as perguntas frequentes que seus visitantes terão é através de chatbot.

Já que além de economizar tempo, visto que estão disponíveis 24 horas por dia, 355 dias por ano, lhe fazem economizar dinheiro com equipes de suporte. 

E caso isso não seja suficiente busque por plugins que lhe permitam direcionar essas pessoas para um whatsapp ou email assim a resposta será ainda mais rápida. 

Influenciadores Digitais 

Certamente você acompanha algum influenciador, ou uma pessoa que fala sobre um assunto do seu interesse e que consequentemente você vê como referência certo? 

Pois bem saiba que com seus leads isso também acontece uma vez que grandes marcas fazem parcerias com pequenos e grandes influencers atingindo um público que irá consumir seus produtos. 

Sendo assim entenda que isso também funciona para sua startup, desde de que você escolha as pessoas certas e conheça de maneira precisa o seu público. 

A partir disso é possível construir uma relação de sucesso e que irá gerar resultados a curto e a longo prazo. 

Porém quando for escolher os influenciadores adequados para o seu negócio não analise as “métricas de vaidade” ou seja, o número de seguidores não basta. 

É preciso analisar o engajamento gerado em um determinado período comparado ao número de seguidores que possui.

Crie conteúdos em sites parceiros 

Se você vê uma pessoa sendo indicada por alguém que você conhece ou confia certamente irá sentir mais confiança em realizar negócios com ela, certo? 

Agora imagine esta situação na era da internet onde milhões de informações são compartilhadas diariamente. 

Por isso busque por sites, canais no youtube, que estejam de acordo com o seu segmento.

E que além de tudo possam lhe ajudar a aumentar a autoridade do seu site. 

Mas lembre-se forneça um conteúdo de alta qualidade assim os benefícios serão para ambos. 

Otimize suas landing pages

A otimização das suas landing pages são a chave para transmitir uma mensagem de forma clara, e mostrar que você sabe do que está falando.

Ou seja, qual será o maior benefício que a pessoa terá caso baixe seu ebook, ou qualquer material que esteja disponivel”? 

Deixe essa informação explícita para todos que acessarem, além disso busque criar um design que represente sua empresa. 

Utilize uma call to action que atraia a atenção das pessoas, e se possível faça testes A/B.

Já que a partir deles é possível obter insights de pontos que possam ser melhorados. 

E se este termo parece confuso para você, fique tranquilo que temos um conteúdo com 7 maneiras diferentes de utilizar essa ferramenta ao seu favor.

Através dessas estratégias você poderá gerar leads qualificados para sua base.

Pois a partir disso podemos entender o comportamento de quem acessa seu site e suas páginas.

Deixe claro o valor que sua empresa oferece

Você já parou para pensar que as pessoas consomem aquilo que elas se identificam? ou seja transmita a história, o valor do seu serviço em todos os canais que utiliza.

Deixe claro a missão e os valores da sua marca, assim será mais fácil atrair as pessoas certas para sua base e que possivelmente se tornaram compradores recorrentes pois se identificam com o que você faz.

E se essas 10 dicas ainda não são suficientes tenho certeza que este ebook vai mudar sua visão sobre como gerar leads.

Afinal são 9 passos para aumentar seus leads em 20% sem investir nenhum centavo”, baixe e comece a colocar em prática hoje mesmo.

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