CRO

10 táticas incomuns de CRO

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em abril 7, 2022
12 min de leitura
O estado da arte do Growth e CRO

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Se você quer melhorar a taxa de conversão das suas páginas, sente que suas métricas não saem do lugar, embora você estude, assista palestras, veja vídeos, mas o resultado não dura por muito tempo, continue lendo.

Porque neste conteúdo vou lhe mostrar o que empresas no mundo todo e principalmente, o que os americanos fazem para aumentar o CRO de sites, e páginas de destino. 

Contudo, se estas dicas não forem suficientes acompanhe a Bewerk no LinkedIn e obtenha outros insights.

Qual a importância do CRO?

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Se você já conhece o CRO sabe da importância que ele possui para a saúde das empresas visto que a partir dele você poderá:

  • Reduzir custos.
  • Alinhar suas páginas a necessidade do lead.
  • Aumentar a velocidade da página.
  • Melhorar o ROI de marketing.
  • Melhorar a receita com o mesmo tráfego.
  • Criar uma experiência personalizada ao usuário.

Bem como outros fatores que você verá durante este artigo. 

Após melhorar alguns elementos da página, como texto, cor do botão de CTA, imagens, prova social, e posição do formulário sua taxa de conversão pode aumentar notavelmente. 

Contudo, você precisa trazer para sua página a pessoa certa, que necessita daquela solução. 

Por esta razão você deve estar atento não apenas ao CRO, mas ao caminho que o lead irá percorrer até chegar a sua página. 

Ao nível estratégico a otimização é contínua e necessita de muitos testes e análises assim como o growth hacking que abordamos neste artigo.

Quais os impactos da otimização da conversão?

Felizmente, o CRO lhe permite entender o comportamento do usuário na página, além de testar hipóteses de quais ações funcionam para sua persona, ou ”representação do cliente ideal”. 

Como sabemos, os testes a/b são uma ferramenta muito utilizada neste processo, porque podemos analisar e comparar elementos diferentes com base em cada público. 

Além de encontrar falhas que prejudicam a conversão da página, os testes a/b são utilizados na fase inicial, pois diversos dados são avaliados. 

Para termos uma base, imagine que a taxa de conversão da sua landing page é de 10% e recebe 2.000 visitas por mês. 

Se esta página gerar 200 conversões por mês e você conseguir melhorar o CRO aumentando a porcentagem para 15% apenas com otimizações, o número de conversões chegará a 300 no mês. 

Independente do negócio, todas as páginas podem ser aperfeiçoadas, para tornar a experiência do usuário ainda melhor. 

Como consequência, sua taxa de conversão irá aumentar. 

Desta forma, se você tem dúvidas da relação entre experiência do usuário e CRO clique aqui e confira um artigo completo sobre o assunto. 

10 táticas incomuns de CRO

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Agora que você já se lembrou da relevância que a otimização da conversão possui, vamos lhe mostrar 10 táticas pouco utilizadas e conhecidas no mundo todo.

Fique atento a usabilidade 

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A usabilidade é um dos fatores que mais impactam na experiência do usuário, e uma das formas de utilizá-la e testar variáveis diferentes, como: 

  • Cabeçalhos. 
  • Otimizar o tamanho das imagens. 
  • Fontes e o Texto. 
  • CTA ‘s. 

Não se esqueça de realizar testes a/b nestes elementos assim você verá qual versão gera uma maior conversão, você ainda terá dados quantitativos para chegar a conclusões mais exatas. 

Caso você não tenha tráfego suficiente, teste um elemento de cada vez e otimize gradualmente. 

Utilize mapas de calor 

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Os mapas de calor são a maneira mais rápida de você observar em qual ponto da página o usuário está saindo, ou passando o mouse com frequência. 

Você poderá ver quais itens são clicáveis, e também os que não são e as pessoas tentaram clicar, assim poderá otimizar e diminuir a possibilidade do lead deixar a página. 

Desta forma sua equipe pode ter insights de quais palavras, ou imagens são mais relevantes e também remover tudo aquilo que prejudica. 

Alguns mapas mostram cores diferentes, e onde estiver mais quente foi o local que obteve a maior atenção, assim é possível ajustar elementos do design e incluir CTA ‘s que ajudem na conversão.

Por último alguns mapas de calor ainda permitem gravar a tela do usuário, assim estes dados podem ser analisados futuramente. 

Se você quiser entender melhor e conhecer as principais ferramentas de mapa de calor e melhorar seu CRO clique aqui. 

Melhore a qualidade do tráfego do seu site

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Com base nas informações que você possui sobre seu público-alvo.

Observe quem são as pessoas que pesquisam pelo seu site, e utilize todos os elementos da sua estratégia para atrair este público para suas páginas. 

Realize uma segmentação, e utilize informações dos seus antigos clientes para atrair o público certo.

Você ainda pode utilizar o email marketing para despertar o interesse em pessoas que já fazem parte da sua base. 

Você precisa ficar atento se os seus leads não estão se perdendo em algum momento no site, e para não ser prejudicado fique atento a experiência do usuário. 

A melhor maneira de encontrar a solução para este problema, observar o funil de tráfego e quais páginas os usuários estão saindo você ainda poderá utilizar dos mapas de calor.

Inclua elementos de urgência na página

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Imagine que o usuário está navegando por várias páginas e entra na sua, você precisa utilizar elementos que estimulem a ação, isto é, crie um senso de urgência.

Ofereça incentivos, como descontos, oferta por um tempo ilimitado, suporte 24h grátis, assistência técnica e tudo aquilo que aumente a vontade da pessoa em querer o que você oferece. 

Este tipo de gatilho mental, como é chamado, pode ser encontrado com facilidade no comércio eletrônico, desta forma diminuir o risco de abandono do carrinho, por exemplo. 

Entretanto, no caso de uma landing page, você pode:

  • Diminuir o tamanho do formulário.
  • Inserir o CTA ”call to action” em destaque.
  • Utilizar alguns dos termos falados anteriormente, como: ”assistência grátis”.

Além dos pop-ups que você poderá adicionar após o usuário passar alguns segundos na página. 

Mostre os prêmios que a sua empresa já ganhou

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Fonte: freepik

Aqui estamos falando de prêmios, ou qualquer reconhecimento que a sua empresa tenha recebido e podemos considerar esta ação como uma prova social. 

Esta tática de CRO ajuda a aumentar a credibilidade do seu negócio, mostrando que outras pessoas confiam no seu serviço. 

Além de prêmios, você pode utilizar comentários de clientes, vídeos com depoimentos, classificações que outras empresas deram a você. 

Todavia, nunca utilize comentários falsos, porque seus leads saberão que se trata de algo falso. 

Visto que, muitas pessoas pesquisam não apenas no site, mas também em redes sociais, e no Google antes de finalizar uma compra, ou qualquer conversão. 

Inclua o preço, e de uma garantia ao lead

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Quando você coloca o valor, ou uma porcentagem, por exemplo: você pagará menos de 1 real por dia.

Estas palavras ajudam seus leads a terem uma ideia do preço e também a compará-lo com seus concorrentes. 

Esta ação, elimina a sensação de que a pessoa será enganada diminuindo a ansiedade.

Dado que, caso ele queira utilizar seu produto ou serviço no futuro irá se lembrar desta informação. 

Além do valor você ainda pode incluir garantias na página como:

  • Desenvolvemos o seu dinheiro em até 7 dias.
  • Sua devolução estará disponível em 24h após a solicitação.

Quando incluir estes dados na página, você alinha a sua proposta de valor à expectativa do usuário e com isso otimiza o CRO.

Alinhe todos os elementos que direcionam para página

Fonte: freepik

O objetivo desta tática é alinhar todas as estratégias que levam a pessoa para a página de destino ao conteúdo que estará disponível lá. 

Como resultado, fazer com que haja uma correspondência entre a mensagem vista no anúncio ou no email da página. 

Deste modo, você deve considerar os seguintes fatores: 

  • Crie versões diferentes de anúncios, baseados no público que você irá atingir. 
  • Combine design, e texto, aos elementos da landing page. 
  • Mantenha o contexto da página de destino em todos os anúncios. 
  • Utilize diferentes palavras-chave que expressam o que o visitante está buscando. 
  • Encaminhe emails para o público que possui interesse no que está na landing page. 
  • Altere o CTA com base no público, e veja o que funciona.

Estes tópicos ajudam a encontrar o que funciona para seus leads e alinhar sua estratégia ao que será entregue.

Crie títulos atrativos

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A primeira coisa que o usuário vê ao entrar na página é o título, e o subtítulo em alguns casos por isso você deve dar atenção a este tópico e despertar a curiosidade e o interesse para que a pessoa continue lendo. 

Assim, com base em algumas análises, títulos como: 

  • Direto ao assunto. 
  • Utilizam perguntas. 
  • Mostram a resolução dos problemas que o lead possui. 
  • Títulos que possuem instruções do que deve ser feito.

Todos geram bons resultados, porque trazem uma solução, tiram uma dúvida, ajudam na tomada de decisão. 

Lembre-se de utilizar negrito, e outros elementos porque eles ajudam a destacar a mensagem. 

Felizmente você pode realizar um brainstorm com sua equipe, e criar variações e testá-los por meio dos testes a/b que falamos anteriormente.

Facilite a navegação

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Fonte: freepik

Todos os elementos da página precisam estar em sintonia e quebrar objeções, medos, passar confiança e credibilidade, guiando até o CTA e para isso você deve manter uma navegação fluida onde cada etapa se conecte com a outra. 

Após isso, inclua informações necessárias para o usuário realizar a ação e o mais importante fique atento a: 

  • A velocidade da página. 
  • Observar se vídeos e fotos carregam.
  • Criar páginas compatíveis com smartphones. 
  • Incluir um botão caso ele queira entrar em contato. 

Por último, verifique se a página de destino corresponde ao comportamento do usuário.

Inclua descrições 

Seja um produto ou um serviço, você precisa incluir a descrição completa sobre o que é, como aquele serviço é realizado, como ele será entregue, e tirar possíveis dúvidas que a pessoa possa ter. 

Afinal, geralmente o usuário não te conhece então deixa sua oferta clara, e objetiva é uma opção certeira para aumentar a otimização da conversão. 

Visto que no “online” a pessoa não, terá alguém do lado para explicar possíveis objeções.

Para ficar ainda mais claro sobre o que estamos falando veja o exemplo abaixo.

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A planopax é uma empresa que presta assistência funerária no Brasil todo, e no site é possível ver o que a pessoa deve fazer para ter acesso ao serviço.

Isto é, antes mesmo do lead entrar em contato com a planopax ele já sabe o que esperar e como a solicitação será feita.

Se ainda assim você acredita que precisa de mais algumas ideias para aumentar o CRO das suas páginas clique no banner abaixo e baixe um, checklist com 6 passos para aumentar em até 27% a taxa de cliques das suas páginas.

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