
Muitas pessoas podem se sentir perdidas quando notam que a taxa de conversão de uma página não aumenta e começam a pensar em mil estratégias, mas se esquecem que existem ferramentas para aumentar a taxa de conversão.
Facilitando a rotina da sua equipe além de trazer agilidade na sua rotina de otimização.
Quer conhecer quais ferramentas são essas, como funcionam, os principais erros que você pode cometer por isso suas métricas não melhoram? Continue lendo.
Principais erros que prejudicam a taxa de conversão

Antes de lhe mostrar quais ferramentas são essas e como elas ajudam, preciso que você conheça alguns erros que você pode cometer hoje e diminuir os resultados da sua página.
Para ser direto e objetivo separei os 3 principais que irão trazer clareza para suas análises.
Carregamento lento
Você acredita que segundo uma pesquisa realizada pela Adobe 41% dos visitantes pararam de interagir com um conteúdo devido ao tempo de carregamento?
Exatamente assim utilizar ferramentas gratuitas como pagespeed insights, podem lhe ajudar a descobrir quais pontos prejudicam sua taxa de conversão.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais ideias, essa ferramenta pode gerar e entre elas estão:
- Removendo códigos não utilizados;
- Evitando redirecionamentos desnecessários;
- Aumentando a vida útil do cache;
Além de outras que você poderá descobrir de acordo com sua página.
Provas Sociais Insuficientes
Com certeza você pode utilizar as melhores ferramentas para aumentar a taxa de conversão, mas não terá bons resultados se não incluir provas sociais de qualidade nas suas páginas.
Contudo, você deve estar pensando “mas minha página tem depoimentos, o que mais ainda falta?’’.
Já parou para pensar que além dos depoimentos você pode colocar a porcentagem dos resultados que gerou aos clientes, o feedback de parceiros em vídeo, ou as matérias que já saíram na mídia sobre seu negócio.
Caso você participe de feiras e palestras, coloque na sua página, mostre que você é referência para outras empresas, tudo isso aumenta a possibilidade de conversão, e aumenta a confiança das pessoas.
Sua proposta de valor não é atraente
Se você já realizou todas as otimizações acima e mesmo assim sua taxa de conversão não melhora, precisa ajustar o copy da sua página.
Se você pensou “ok, mas como saberei se a minha proposta de valor é boa’’ sugiro que assista este vídeo e terá mais clareza do que estou falando.
Entretanto, quero que você pare agora e faça algumas perguntas, assim já terá uma ideia de onde deve melhorar.
- A mensagem deixa claro o propósito do seu serviço?
- Você coloca explicações sobre como funciona o serviço?
- Considera toda a jornada de compra na sua página? Você coloca dados que ajudem em cada etapa?
Após isso considere quais elementos você utiliza para se conectar com seu público, você consegue criar uma conexão com eles, quebrando as barreiras que possam existir? Pense nisso.
Todavia antes de realizar qualquer modificação definitiva faça testes a/b veja o impacto que essas mudanças trazem para a taxa de conversão.
Felizmente, clicando aqui você encontra 7 maneiras de utilizar o teste a/b em suas ações de marketing além do que já falamos aqui.
Ferramentas para aumentar a taxa de conversão da suas páginas
Agora que você já conhece os principais erros, vou lhe contar as principais ferramentas que empresas do mundo todo utilizam em seu dia a dia para ter melhores resultados.
Hotjar

Uma das ferramentas para aumentar a taxa de conversão que já falamos aqui no blog é a hotjar, afinal observando os mapas de calor e obtendo gravações de tela em tempo real é possível saber exatamente onde seus leads irão se converter.
Nos pontos “quentes’’ da página é onde ocorre o maior número de interações e nos pontos frios é onde não ocorre interações, o site ainda dá um feedback sobre o seu site e como os usuários interagem com ele.
Se você quiser ter mais confiança sobre o que seus usuários precisam, pode enviar um questionário em tempo real e obter diversos insights.
Google Analytics

“Nossa tainara mais como o Google Analytics pode ser considerado uma das ferramentas para aumentar a taxa de conversão’’ simples, com ele você consegue ter acesso a dados como:
- Dispositivos utilizados;
- Dados demográficos;
- Quanto tempo leva até a pessoa sair da página;
- Principais origens do tráfego;
- Backlinks;
Por isso consideramos ele uma das ferramentas para aumentar a taxa de conversão, mais relevantes que existem.
Crazy Egg

Se você gostou do hotjar verá que crazy egg pode lhe oferecer tudo isso e muito mais em apenas uma plataforma.
Porque com ele você ter acesso a mapas de calor e rastreamento de cliques, ele ainda permite que você entenda o comportamento dos visitantes através de testes a/b, segmentação por clique, pesquisa, análise de tráfego, com acesso aos principais erros da sua página.
Active Campaign

“Por que essa ferramenta pode ser útil?” Porque se você tem uma empresa B2B ou um serviço com um alto valor, precisa nutrir seus leads antes de convertê-los, e nesse ponto entra o e-mail marketing.
Assim como a RD Station Marketing que você provavelmente já conhece, o Active Campaign pode ser relevante.
Visto que o seu objetivo foi criar e-mails cada vez mais otimizados, além de contar com uma plataforma que foca também em CRM pode ser um bom investimento.
Com ele você consegue criar e-mails e construir um relacionamento ao longo do funil de vendas, posto que podemos otimizar fluxos para clientes, leads, e com base no comportamento deles enviar conteúdos de e-mails direcionados.
Veja um exemplo abaixo:

Isso é possível devido às integrações de atendimento que o site possui como: chatbot, Facebook Message, e tantas outras.

Try Interact

Você já se deparou com páginas que tinham um questionário interativo, personalizado e pensou que isso poderia ajudar na conversão? Pois, saiba que encontrei a solução.
A TryInteract visa fornecer a você o suporte necessário para criar o questionário ideal, personalizado, divertido e envolver seus leads, além disso, você ainda pode criar quizzes e descobrir pontos específicos sobre seus clientes.
Usability Hub

Você já teve dúvida se o design do seu site está lhe ajudando a conseguir altas taxas de conversão? Então seus problemas acabaram porque com a Usability Hub você terá certeza se a resposta para essa pergunta é sim, ou não.
Com ele é possível ter certeza de quais pontos da página os usuários gostam ou não, porque tudo é feito com usuários reais.
Além disso, é possível realizar testes de 5 segundos e ver qual a primeira impressão que as pessoas têm em relação ao design, bem como e o copy da página.
Com o uso da plataforma você consegue receber feedbacks sobre:
- Imagens;
- Vídeos;
- Arquivos de áudio;
Além de todos os elementos disponíveis na página.
Hello Bar

Você utiliza o wordpress? Se a sua resposta foi sim, vai adorar esse site, visto que o Hello Bar é um plugin com foco em conversão.
Podemos considerá-lo como uma das melhores ferramentas para aumentar a taxa de conversão, porque com ele você pode criar, e personalizar seus pop-ups.
Além de realizar segmentações avançadas e enviar mensagens para esses usuários com base em local, visita, página e muito mais.
Para ter certeza dos resultados gerados a plataforma disponibiliza análises, relatórios personalizados, testes a/b e promete aumentar o engajamento, devido à personalização dos pop-ups.
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Olá,
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