CRO

7 razões que fazem o usuário sair de um site

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em março 14, 2022
9 min de leitura
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Independente do seu segmento, fazer com que os usuários passem mais tempo na sua página é um dos seus objetivos.

Pois, só assim você irá gerar vendas, capturar mais leads, melhorar o funil de vendas, e aumentar a taxa de conversão das suas páginas. 

Mas para isso é preciso estar atento à taxa de rejeição ou “bounce rate’’ conforme a língua inglesa, e se você acredita que essa métrica está prejudicando seu negócio continue lendo.

O que é taxa de rejeição

Se você tem dúvidas sobre este assunto, ou por alguma razão não se lembra do significado. 

Saiba que se trata de algo simples, desde que você conheça o sistema do Google Analytics posto que a taxa de rejeição, ou ”rejeição” é uma das principais métricas desta plataforma. 

O ”bounce rate” como também é chamado nada mais é que uma visita de um usuário no seu site. 

Ou seja, ele busca ou digita o nome do seu site no buscador, entra, olha alguma informação e logo após isso já sai, não clica em nenhuma informação e não acessa outras páginas. 

Desta maneira o usuário não permaneceu na página e como dito anteriormente o Google Analytics vai considerar isso como apenas uma sessão, que durou zero segundos. 

Como saber se a taxa de rejeição está alta? 

Para saber se a sua taxa de rejeição está boa ou precisa melhorar primeiro você deve identificar qual o propósito do seu site. 

Ou seja, se você precisa que as pessoas visualizem mais de uma página, caso você tenha um e-commerce, ou artigos de notícia, por exemplo, fique atento. 

Porém, se você tem um blog ou site que tem apenas uma página é normal que o bounce rate seja alto. 

Visto que diversos fatores podem interferir neste número, inclusive o dispositivo que o usuário utiliza para acessar já que a média de rejeição para desktop é de 43%. 

Além disso, para entender de fato a causa do problema, analise os dados disponíveis como tempo de permanência na página, e veja se isso acontece em diversas ou apenas uma. 

Posto que isso pode estar relacionado a conteúdo, plugins, erro 404, ou seja, a página não existe e tantos outros que você verá ao longo deste conteúdo. 

Dica extra: se a taxa de rejeição estiver acima de 70% fique atento porque este número é considerado alto para a maioria dos sites, mas se estiver entre 26-55% está dentro da média.

7 fatores que causam o bounce rate

Conheça os principais fatores que causam uma alta taxa de rejeição e veja como resolver este problema.

Usabilidade

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usabilidade

Ter um design responsivo e adequado para as diferentes categorias de tela tem se tornado cada vez mais essencial. 

Pois, a cada ano surge uma pesquisa que mostra que o número de buscas e acessos feitos pelos smartphones tem se tornado cada vez maior.

No entanto, não basta ter apenas uma página com uma boa usabilidade é preciso que o usuário encontre todas as informações que busca, e tenha uma boa experiência assim como em outras telas.

E para isso ocorrer você deve analisar: 

  • O tamanho do texto. 
  • Tamanho do arquivo e qualidade das imagens.
  • Links disponíveis.
  • Excesso de informações.

Certamente se você analisar um destes pontos já irá encontrar locais de melhoria. 

E também poderá analisar o tempo de carregamento em smartphones que pode estar elevado.

Tempo de carregamento

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tempo de carregamento

Se você tem dúvidas do impacto que a velocidade de carregamento pode gerar saiba que segundo um estudo feito em 2019 constatou que 1 segundo de atraso pode custar 7% na sua taxa de conversão. 

A razão deste resultado é que os usuários não possuem tempo suficiente e querem ter acesso à informação em poucos segundos.

Seja para resolver uma dúvida, realizar uma compra, ou solicitar uma avaliação e você não quer perder esta oportunidade, certo? 

Felizmente o próprio Google tem uma plataforma o “google speed insights” onde você terá ideias para otimizar este processo e diminuir a taxa de rejeição. 

Dica extra: mantenha a abertura das suas páginas abaixo de 4 segundos e você não perderá oportunidades devido a este fator.

Relevância do conteúdo

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relevância do conteúdo

Entender o comportamento do seu público, e com quem você está falando é chave para entregar conteúdo relevante que corresponda com cada estágio do funil de compra. 

Portanto, tenha clareza destes tópicos e veja se esta pessoa irá encontrar as informações que busca nas suas páginas. 

Considerando que muitas vezes não se trata do conteúdo ser ruim, mas a maneira como você organiza os elementos na página se torna complexo de entender.

E para que você não errar verifique os pontos abaixo e faça os ajustes necessários. 

  • Use uma linguagem adequada.
  • Não cometa erros ortográficos.
  • Destaque os pontos principais.
  • Escreva frases curtas.
  • Responda às perguntas que o usuário possa ter. 
  • Insira espaço em branco caso seja um blog, ou algo similar.
  • Seja direto e objetivo. 
  • Utilize de elementos visuais como foto, vídeo, gráficos. 

Se ainda sim, você sentir dificuldades sugiro que leia este conteúdo e confira os principais erros de copy que você ou sua equipe pode estar cometendo e prejudicam a qualidade do texto.

Título e Meta descrição 

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título e meta descrição 

Imagine a seguinte situação, você encontra uma página no Google lê a meta descrição e quando acessa a página não encontra a informação que havia descrito na descrição. 

Você sairia da página logo em seguida, certo? Ou ficaria poucos segundos.

Então saiba que isso pode acontecer com a sua empresa, caso título e meta descrição não estejam alinhados. 

Felizmente isso é algo simples de ser resolvido e você precisa ser honesto e utilizar as palavras que melhor descrevem aquela página independente do que for. 

Além disso, em alguns casos essa meta descrição pode ser alterada pelo Google o que pode estar causando uma taxa de rejeição alta por isso revise este tópico. 

Design inadequado

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design inadequado

Ter um design de boa qualidade pode sim, impactar na sua taxa de rejeição uma vez que este é um dos principais elementos que contribuem para o entendimento da mensagem que está sendo passada. 

Por isso, analise se texto e design “conversam’’ entre si, e estão em harmonia com o propósito da página e das necessidades do seu público. 

Na era da internet menos é mais e você deve incluir apenas o necessário para obter bons resultados e consequentemente uma boa taxa de conversão. 

Ou você nunca se deparou com um formulário de cadastro grande, ou uma página que você não conseguia identificar o CTA, não queremos que isso aconteça, certo?

Página com diversos pop-ups

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página com diversos pop-ups

Quando o usuário realiza uma busca na internet ele quer resolver um problema, ou saber mais sobre um assunto, por exemplo. 

Por isso não inclua diversos pop-ups em suas páginas e busque realizar esta ação de maneira estratégica e lhe ajudar nos seus objetivos. 

Isto é, coloque banners relacionados ao conteúdo da página, ou a oferta, pois assim o pop-up estará inserido em um contexto familiar ao usuário. 

Você estará ajudando a pessoa a realizar as ações que você e ela estão buscando, e não será invasivo dado que este tipo de call to action pode: 

  • Prejudicar a experiência do usuário.
  • Diminuir o nível de confiança. 
  • Aumentar a taxa de rejeição. 
  • Prejudicar a reputação do seu site. 
  • Reduzir o valor do conteúdo. 

Ou seja, fique atento e inclua apenas banners que sejam relevantes e no momento certo, afinal o objetivo da sua página é gerar uma conversão.

E caso a taxa de conversão seja um fator importante para o seu negócio clique aqui e confira as melhores dicas para aumentar esta métrica em diferentes locais e utilizando técnicas distintas.

Tráfego Irrelevante

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tráfego irrelevante

Embora os mecanismos de busca estão se tornando cada vez melhores, muitas vezes a informação presente nas suas páginas não estão alinhadas à expectativa do usuário e com isso sua taxa de rejeição se torna alta. 

Por isso é de extrema importância que título e meta-descrição estejam alinhados, e deixem claro o conteúdo da página, assim você estará atraindo a atenção da pessoa certa. 

Como diminuir a taxa de rejeição?

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como diminuir a taxa de rejeição

A chave para você reduzir essa métrica é analisar todos estes pontos e alinhar todos eles ao seu objetivo, mas lembre-se que o termo utilizado pelo usuário.

Ou seja, a palavra-chave pode ser vaga e por isso seu site obteve uma alta taxa de rejeição, ou ele encontrou a informação que buscava e logo saiu.

Siga as dicas abaixo e terá uma taxa de rejeição menor. 

  • Facilite a busca do usuário.
  • Inclua filtros que indiquem para outras páginas. 
  • Fique atento ao design e navegação.
  • Mantenha uma leitura fluida. 
  • Preste atenção nas palavras-chave que indicam para esta página. 
  • Use o call-to-action adequado. 
  • Não insira distrações como pop-ups. 
  • Insira links internos para que usuário passe mais tempo no site.
  • Não esqueça de deixar os links abertos. 
  • Esteja atento a todas as métricas e faça análises. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante e lhe ajude a obter melhores resultados em suas páginas. 

Olá,

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One Reply to “7 razões que fazem o usuário sair de um site”

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