

Independente do seu segmento, fazer com que os usuários passem mais tempo na sua página é um dos seus objetivos.
Pois, só assim você irá gerar vendas, capturar mais leads, melhorar o funil de vendas, e aumentar a taxa de conversão das suas páginas.
Mas para isso é preciso estar atento à taxa de rejeição ou “bounce rate’’ conforme a língua inglesa, e se você acredita que essa métrica está prejudicando seu negócio continue lendo.
O que é taxa de rejeição
Se você tem dúvidas sobre este assunto, ou por alguma razão não se lembra do significado.
Saiba que se trata de algo simples, desde que você conheça o sistema do Google Analytics posto que a taxa de rejeição, ou ”rejeição” é uma das principais métricas desta plataforma.
O ”bounce rate” como também é chamado nada mais é que uma visita de um usuário no seu site.
Ou seja, ele busca ou digita o nome do seu site no buscador, entra, olha alguma informação e logo após isso já sai, não clica em nenhuma informação e não acessa outras páginas.
Desta maneira o usuário não permaneceu na página e como dito anteriormente o Google Analytics vai considerar isso como apenas uma sessão, que durou zero segundos.
Como saber se a taxa de rejeição está alta?
Para saber se a sua taxa de rejeição está boa ou precisa melhorar primeiro você deve identificar qual o propósito do seu site.
Ou seja, se você precisa que as pessoas visualizem mais de uma página, caso você tenha um e-commerce, ou artigos de notícia, por exemplo, fique atento.
Porém, se você tem um blog ou site que tem apenas uma página é normal que o bounce rate seja alto.
Visto que diversos fatores podem interferir neste número, inclusive o dispositivo que o usuário utiliza para acessar já que a média de rejeição para desktop é de 43%.
Além disso, para entender de fato a causa do problema, analise os dados disponíveis como tempo de permanência na página, e veja se isso acontece em diversas ou apenas uma.
Posto que isso pode estar relacionado a conteúdo, plugins, erro 404, ou seja, a página não existe e tantos outros que você verá ao longo deste conteúdo.
Dica extra: se a taxa de rejeição estiver acima de 70% fique atento porque este número é considerado alto para a maioria dos sites, mas se estiver entre 26-55% está dentro da média.
7 fatores que causam o bounce rate
Conheça os principais fatores que causam uma alta taxa de rejeição e veja como resolver este problema.
Usabilidade

Ter um design responsivo e adequado para as diferentes categorias de tela tem se tornado cada vez mais essencial.
Pois, a cada ano surge uma pesquisa que mostra que o número de buscas e acessos feitos pelos smartphones tem se tornado cada vez maior.
No entanto, não basta ter apenas uma página com uma boa usabilidade é preciso que o usuário encontre todas as informações que busca, e tenha uma boa experiência assim como em outras telas.
E para isso ocorrer você deve analisar:
- O tamanho do texto.
- Tamanho do arquivo e qualidade das imagens.
- Links disponíveis.
- Excesso de informações.
Certamente se você analisar um destes pontos já irá encontrar locais de melhoria.
E também poderá analisar o tempo de carregamento em smartphones que pode estar elevado.
Tempo de carregamento

Se você tem dúvidas do impacto que a velocidade de carregamento pode gerar saiba que segundo um estudo feito em 2019 constatou que 1 segundo de atraso pode custar 7% na sua taxa de conversão.
A razão deste resultado é que os usuários não possuem tempo suficiente e querem ter acesso à informação em poucos segundos.
Seja para resolver uma dúvida, realizar uma compra, ou solicitar uma avaliação e você não quer perder esta oportunidade, certo?
Felizmente o próprio Google tem uma plataforma o “google speed insights” onde você terá ideias para otimizar este processo e diminuir a taxa de rejeição.
Dica extra: mantenha a abertura das suas páginas abaixo de 4 segundos e você não perderá oportunidades devido a este fator.
Relevância do conteúdo

Entender o comportamento do seu público, e com quem você está falando é chave para entregar conteúdo relevante que corresponda com cada estágio do funil de compra.
Portanto, tenha clareza destes tópicos e veja se esta pessoa irá encontrar as informações que busca nas suas páginas.
Considerando que muitas vezes não se trata do conteúdo ser ruim, mas a maneira como você organiza os elementos na página se torna complexo de entender.
E para que você não errar verifique os pontos abaixo e faça os ajustes necessários.
- Use uma linguagem adequada.
- Não cometa erros ortográficos.
- Destaque os pontos principais.
- Escreva frases curtas.
- Responda às perguntas que o usuário possa ter.
- Insira espaço em branco caso seja um blog, ou algo similar.
- Seja direto e objetivo.
- Utilize de elementos visuais como foto, vídeo, gráficos.
Se ainda sim, você sentir dificuldades sugiro que leia este conteúdo e confira os principais erros de copy que você ou sua equipe pode estar cometendo e prejudicam a qualidade do texto.
Título e Meta descrição

Imagine a seguinte situação, você encontra uma página no Google lê a meta descrição e quando acessa a página não encontra a informação que havia descrito na descrição.
Você sairia da página logo em seguida, certo? Ou ficaria poucos segundos.
Então saiba que isso pode acontecer com a sua empresa, caso título e meta descrição não estejam alinhados.
Felizmente isso é algo simples de ser resolvido e você precisa ser honesto e utilizar as palavras que melhor descrevem aquela página independente do que for.
Além disso, em alguns casos essa meta descrição pode ser alterada pelo Google o que pode estar causando uma taxa de rejeição alta por isso revise este tópico.
Design inadequado

Ter um design de boa qualidade pode sim, impactar na sua taxa de rejeição uma vez que este é um dos principais elementos que contribuem para o entendimento da mensagem que está sendo passada.
Por isso, analise se texto e design “conversam’’ entre si, e estão em harmonia com o propósito da página e das necessidades do seu público.
Na era da internet menos é mais e você deve incluir apenas o necessário para obter bons resultados e consequentemente uma boa taxa de conversão.
Ou você nunca se deparou com um formulário de cadastro grande, ou uma página que você não conseguia identificar o CTA, não queremos que isso aconteça, certo?
Página com diversos pop-ups

Quando o usuário realiza uma busca na internet ele quer resolver um problema, ou saber mais sobre um assunto, por exemplo.
Por isso não inclua diversos pop-ups em suas páginas e busque realizar esta ação de maneira estratégica e lhe ajudar nos seus objetivos.
Isto é, coloque banners relacionados ao conteúdo da página, ou a oferta, pois assim o pop-up estará inserido em um contexto familiar ao usuário.
Você estará ajudando a pessoa a realizar as ações que você e ela estão buscando, e não será invasivo dado que este tipo de call to action pode:
- Prejudicar a experiência do usuário.
- Diminuir o nível de confiança.
- Aumentar a taxa de rejeição.
- Prejudicar a reputação do seu site.
- Reduzir o valor do conteúdo.
Ou seja, fique atento e inclua apenas banners que sejam relevantes e no momento certo, afinal o objetivo da sua página é gerar uma conversão.
E caso a taxa de conversão seja um fator importante para o seu negócio clique aqui e confira as melhores dicas para aumentar esta métrica em diferentes locais e utilizando técnicas distintas.
Tráfego Irrelevante

Embora os mecanismos de busca estão se tornando cada vez melhores, muitas vezes a informação presente nas suas páginas não estão alinhadas à expectativa do usuário e com isso sua taxa de rejeição se torna alta.
Por isso é de extrema importância que título e meta-descrição estejam alinhados, e deixem claro o conteúdo da página, assim você estará atraindo a atenção da pessoa certa.
Como diminuir a taxa de rejeição?

A chave para você reduzir essa métrica é analisar todos estes pontos e alinhar todos eles ao seu objetivo, mas lembre-se que o termo utilizado pelo usuário.
Ou seja, a palavra-chave pode ser vaga e por isso seu site obteve uma alta taxa de rejeição, ou ele encontrou a informação que buscava e logo saiu.
Siga as dicas abaixo e terá uma taxa de rejeição menor.
- Facilite a busca do usuário.
- Inclua filtros que indiquem para outras páginas.
- Fique atento ao design e navegação.
- Mantenha uma leitura fluida.
- Preste atenção nas palavras-chave que indicam para esta página.
- Use o call-to-action adequado.
- Não insira distrações como pop-ups.
- Insira links internos para que usuário passe mais tempo no site.
- Não esqueça de deixar os links abertos.
- Esteja atento a todas as métricas e faça análises.
Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante e lhe ajude a obter melhores resultados em suas páginas.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] Assim consegue atingir os objetivos que citamos acima, e se quer entender porque sua taxa de rejeição está sempre alta, leia este post. […]