
É sério, praticamente todos os profissionais que trabalham com aquisição de leads e clientes via mídia paga e outros canais na internet, que a velocidade de carregamento influencia diretamente na taxa de conversão do seu site.
E mesmo assim 95% dos sites que existem hoje não são otimizados e não tem uma velocidade de carregamento razoável, principalmente em dispositivos móveis.
Neste artigo mostrarei os potenciais resultados que podem ser obtidos otimizando a velocidade de carregamento e como realizá-lo.
Como a velocidade de carregamento melhora a experiência do usuário

Vivemos em um mundo cada vez mais imediatista, em meados dos anos 2000, quando tínhamos uma internet de 256 kbps, era perfeitamente normal esperar 30 segundos, 1 minuto ou até mais para uma página carregar.
Era perfeitamente normal abrir o YouTube, sair da frente do computador e esperar 10 minutos para carregar um vídeo. Mas hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais imediatistas e o tempo recomendado pelo Google, para carregar uma página é de 3 segundos.
Acima disso, você começa a ter usuários se aborrecendo e saindo da sua página.
Como medir a velocidade de carregamento do seu site
O jeito errado de medir a velocidade de carregamento do seu site, é através do seu celular e do seu computador, para isso você precisa de um site específico capaz de fazer análises do seu site através de um provedor totalmente independente.
As plataformas mais conhecidas são a https://gtmetrix.com/ e a https://pagespeed.web.dev/ que dão uma nota de 0 a 100 para o seu site em dispositivos móveis e desktop.
Como otimizar a velocidade de carregamento

Existem alguns fatores que influenciam na velocidade de carregamento, sendo as principais:
Tempo de Resposta do Servidor

Esse é o principal fator que faz com que o seu site seja lento, usar servidores compartilhados podem prejudicar a velocidade de carregamento do seu site, prefira servidores dedicados e no seu país, assim você consegue tempos de resposta melhores.
Uso de fontes Externas

É muito comum, quando usamos construtores de sites como o Elementor e outros, que a, fontes sejam carregadas através de fontes externas, como o Google Fonts, nesse caso, existe um atraso.
Visto que, é preciso conectar nos servidores e fazer o download das fontes toda vez que ela é requisitada.
Excesso de Javascript e CSS

Sites com muitos efeitos, animações e funcionalidades tendem a ser mais lentos. Entretanto, sabemos que algumas funcionalidades são imprescindíveis para a conversão do seu site.
Nesse caso, você pode usar alguns plugins que adiam o CSS e Javascript melhorando a performance do seu site.
Imagens muito pesadas

Quanto maiores as imagens do seu site, mais tempo ele vai demorar para carregar, por isso certifique-se de que elas têm o tamanho suficiente para ficar bem apresentáveis no seu site.
Também é possível comprimir as imagens para ter uma performance melhor, sites como o TinyPNG e TinyJPG são capazes de miniaturizar as imagens, reduzindo seu tamanho em até 90% sem reduzir a qualidade.
Se você gostou deste conteúdo compartilhe com alguém que precisa dessas dicas.
Além de não se esquecer de conferir outros conteúdos como este clicando aqui e no LinkedIn da Bewerk.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.