CRO

Os maiores mitos sobre CRO que você nunca ouviu

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em maio 12, 2022
8 min de leitura
O estado da arte do Growth e CRO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Assim como em todas as áreas quando falamos em CRO e otimização de conversão existem muitos profissionais no mercado, mas existem alguns mitos sobre CRO que você precisa saber para não cometer erros que podem prejudicar seu negócio. 

Se você quer aumentar seus leads, fazer as pessoas passarem mais tempo nas suas páginas, e melhorar a experiência do usuário, continue lendo e saia daqui sabendo no que você não deve acreditar. 

O que CRO?

Bloggers-attracting-audience-and-getting-money-1024x683

Costumo dizer que se você tem um site, recebe muitas visitas, e deseja aumentar seus leads precisará incluir esse método na sua empresa. 

Afinal é através de otimizações em diferentes pontos da página que você aumenta a possibilidade de conversão, diminuindo a taxa de rejeição. 

Assim consegue atingir os objetivos que citamos acima, e se quer entender porque sua taxa de rejeição está sempre alta, leia este post. 

Nele falamos 7 motivos que causam o problema. 

Tenha em mente que a otimização de conversão consegue mostrar quais pontos da página chamam atenção. 

Além de perceber que se trocar a linguagem, incluir um CTA diferente, bem como realizar testes a/b, sua conversão pode dobrar em poucos meses. 

No entanto, para isso acontecer você deve: 

  • Conhecer os elementos da página. 
  • Pedir opinião para quem entende do assunto. 
  • Ter clareza das necessidades do público. 
  • Facilitar pontos de contato afinal, seu formulário deve conter apenas o necessário. 
  • Conhecer sua proposta de valor, porque você faz o que faz?

Estes fatores conseguem mudar sua visão perante suas páginas. 

Considere que o CRO é a chave para você transformar o desejo do usuário em ação, e para isso você precisa analisar seu nicho, entender pontos que causam atrito na página, e utilizar o UX a seu favor. 

Contudo, lembre-se de que todos seus esforços serão perdidos se você não conhecer a jornada de compra dos seus leads

Principais mitos sobre CRO que você deve se atentar

Work_5-1024x683

Agora que você já relembrou a importância que a otimização de conversão possui, vamos lhe contar alguns mitos sobre CRO que você não deve considerar e ter cautela quando ver algo similar. 

Padrões não existem 

Embora existam boas práticas em diversas áreas como em SEO, ou em copy, mas em otimização de conversão isso não é uma regra. 

Dado que algumas ações irão funcionar em 10% dos casos, outras vezes você terá de realizar testes específicos, e conhecer o que funciona para sua página e seu público.

Você terá bons resultados quando analisar seu problema, e definir ações que ajudarão seus usuários a realizarem uma conversão.

Todavia, sinta-se livre para analisar concorrentes, buscar insights em mercados do exterior, pois alguns padrões feitos no seu nicho, podem lhe mostrar que aquele fator pode funcionar para você. 

Não se prenda a gatilhos mentais 

copy-space-paper-brain-with-light-bulb-1

Já falamos sobre gatilhos mentais diversas vezes aqui, mas tenha em mente que assimilar a otimização de conversão a termos de persuasão é um dos maiores mitos sobre CRO. 

Pois, são coisas diferentes, e utilizar gatilhos mentais pensando que sua conversão será maior apenas devido a isso, é um mito. 

Incluir prova social, termos relacionados a urgência na página ajudam, mas não apenas isso, como verá neste vídeo muita, coisa pode inferir na decisão final em: 

  • Solicitar uma análise gratuita. 
  • Baixar um ebook. 
  • Clicar em um anúncio. 

Você deve incluir diversos elementos e testá-los para observar o que funciona ou não, nunca se esqueça que assim como no growth hacking, em CRO teste e mente aberta devem andar lado a lado. 

CRO não é feito apenas de teste a/b

Assim como em qualquer estratégia você não gera resultado baseado em hipóteses e para ter certeza que a afirmação X funciona, você deve testá-la. 

Quando falamos em realizar testes a/b é justamente para confirmar que aquela ideia funciona, gera resultado, diminui custos, mas não se prende apenas a isso. 

Esta é apenas uma das ferramentas usadas em CRO, podemos incluir nesta lista: 

  • Mapas de calor
  • Teste de usabilidade. 
  • Google Analytics, pois você irá analisar muitas métricas. 
  • SurveyMonkey ou sites que ajudam na criação de questionários.

Assim como outras que podem variar conforme o negócio e ao projeto. 

CRO é efetuado apenas de analisar a concorrência 

Jan-Success_3-1024x683

Como falamos no início, analisar seus concorrentes é importante porque se 15 sites estiverem realizando a mesma ação, sendo do mesmo segmento que você, a probabilidade desta ação funcionar no seu negócio é maior, mas não é garantido. 

Porque cada site possui origens de tráfego diferentes, as táticas podem não ser as mesmas, a sua persona pode ter características que a deles não possui. 

Sempre que ver estudos de caso e gostar do resultado, entre em contato com a empresa, veja como isso pode funcionar no seu negócio, seja curioso não se contente apenas com dados, converse e busque a melhor solução para sua realidade. 

O CRO eliminará todas as baixas taxas de conversão

Esse mito sobre CRO você nunca deve esquecer, se alguém prometer a você ”suas taxas de conversão não existirão mais após essa otimização” não acredite. 

Porque todas as mudanças serão boas, vai gerar resultado, sua receita aumentará, mas você ainda terá de continuar otimizando todo o processo.

Desde do primeiro contato com o usuário até a conversão final. 

Visto que o processo de otimização de conversão é contínuo, sempre deve existir para que no longo prazo os resultados sejam lineares. 

Continue otimizando diferentes etapas da jornada de compra, analise seu funil veja quais pontos podem estar prejudicando a experiência do usuário. 

Às vezes suas ações em marketing podem estar atraindo um público errado, os canais de atração não estão corretos, ou faltam informações na página. 

Estes fatores podem impactar em uma baixa taxa de conversão, por isso tudo deve ser considerado durante a análise. 

Por isso, se você ainda não conhece a heurística das páginas que convertem e podem resolver 90% dos atritos que impedem o usuário de converter, visite o canal da Bewerk no YouTube. 

Você não terá de adivinhar quais pontos precisam de melhorias

5174677-1024x683

Hipóteses irão surgir e como dito ao longo do artigo você poderá testá-las e observar o que funciona para suas páginas. 

Felizmente você não terá de adivinhar quais pontos da página precisam de melhoria, e quais não atraem os olhares do usuário.

Porque existem ferramentas como a Hotjar que já falamos neste conteúdo que possui funcionalidades que mostram onde está o problema, qual parte gerou mais engajamento.

Com isso você poderá realizar mudanças baseadas em quem visita seu site, nunca realize ações sem ter uma base teórica que justifique suas ações. 

Otimização de conversão não é feito de achismos, ok?!

A otimização de conversão aumentará o trafego do site

Não confunda CRO com SEO ok? Se o seu objetivo é melhorar o posicionamento no Google, aumentar o tráfego do seu site faça SEO.

Agora se a meta é aumentar a conversão, fazer com que o usuário realize uma ação, então a otimização de conversão poderá lhe ajudar. 

Outro fator que devemos ter em mente e podemos considerar como um dos mitos sobre CRO, é que você precisará ter muitas visitas para otimizar a taxa de conversão, mas na realidade não.

O que você precisa é ter uma qualidade suficiente, para que se caso realizar testes saiba dizer qual deles funcionou.

Estes são apenas alguns dos fatores que devemos considerar antes de aplicar este método no negócio e ter clareza das suas metas. 

Se deseja ter acesso a conteúdos como este, siga a página no LinkedIn.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *