CRO

Otimização de páginas — o que não te ensinaram

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em maio 4, 2022
9 min de leitura
O estado da arte do Growth e CRO

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Meu objetivo hoje é lhe mostrar que você aumentará as taxas de conversão das suas páginas começando pelo principal, a otimização de páginas o pilar para você conseguir tudo que queira, seja, engajamento ou aumentar seus leads.

Continue lendo e vou te mostrar como começar a ter resultados hoje mesmo, você já está no caminho.

O que é otimização de páginas? 

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A otimização tem como princípio otimizar seu site, suas páginas, aumentar o tráfego e com isso melhorar seu posicionamento no Google.

Dessa forma, você proporciona uma boa experiência aos usuários e otimiza a taxa de conversão do site, gerando melhores resultados. 

Não basta gerar leads qualificados e atrair um alto tráfego de usuários para suas páginas, se elas não são otimizadas de acordo com a necessidade do usuário. 

Qual o impacto da otimização de páginas?

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Para você ter ainda mais confiança da relevância deste tópico, separei alguns motivos que tornam a otimização de páginas fundamental para a saúde do seu negócio. 

1. Traga as pessoas certas 

Todas suas ações relacionadas ao marketing precisam se alinhar a quem você quer atrair para suas páginas, e para isso crie e disponibilize informações que a sua persona deseja ver, ofereça algo que valor a esta pessoa. 

Selecione as palavras-chave que representam o que este usuário poderá buscar para chegar até o seu site, além de ajudá-lo a percorrer o caminho que você deseja através de palavras que ela entenda. 

Como, por exemplo, clique aqui, seu email está incorreto, inclua seu nome completo, você receberá seu conteúdo em poucos minutos. 

2. Faça mais com o que você já tem 

Ou seja, conheça quais pontos da página o usuário passa mais tempo e inclua um formulário, um banner sobre um conteúdo extra, um material gratuito relacionado ao que está sendo dito. 

Incentive as pessoas a lerem outros conteúdos, acompanharem sua empresa nas redes sociais, faça com que as pessoas passem mais tempo na página e com isso você obtém melhores resultados. 

7 maneiras de otimizar as páginas do seu site

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Ao longo deste conteúdo você verá 7 técnicas que podem lhe ajudar na otimização da taxa de conversão e com isso obter melhores resultados.

Otimize suas imagens 

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Como você verá ao longo deste artigo, um dos pilares na otimização de páginas é ter um site que corresponda às necessidades de quem verá, e principalmente ter imagens pequenas, com qualidade, mas que não influenciam no tempo de carregamento. 

Atualmente existem sites como o Tiny Png que ajudam nesta tarefa, de manter a qualidade, mas não influenciar na navegação, ou na experiência do usuário.

Atualize seus conteúdos 

Consideramos que você produz conteúdo, e utiliza este conteúdo na geração de leads, até aqui tudo ok, mas você já parou para pensar em atualizar estes conteúdos ou verificar se os links que você incluiu ainda funcionam? 

Além de otimizar as palavras-chave para obter um tráfego ainda melhor e ajudar na otimização da taxa de conversão? Se a sua resposta foi ”não” pare agora e faça isso, atualize conteúdos antigos, faça otimizações e aumente a possibilidade de outros usuários chegarem até você. 

Fique atento ao SEO 

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Mesmo que o SEO não seja uma prioridade sua, estes tópicos são fundamentais para que todos tenham acesso a suas páginas, dado que podem influenciar na experiência do usuário caso ele se depare com um erro 404, por exemplo. 

No entanto, alguns destes tópicos merecem sua atenção sendo eles: 

Indexação 

Você sabe se seu site está sendo indexado no Google, as pessoas conseguem chegar até você? Abra seu navegador e digite ”site:onomedoseusite.com” coloque o nome do seu domínio e clique em ok. 

Após isso todas as páginas que estão sendo indexadas apareceram para você e se notar que alguma delas em especial não consta ali, ajuste este ponto. 

Localize onde está o robots.txt 

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Se você tem um blog, ou produz conteúdo, ter um arquivo, robots.txt no lugar errado pode lhe prejudicar muito. 

Porque se você buscar por ”nomedoseusite.com/robots.txt” e aparecer este algo como: User-agent: * ou Disallow: / significa que seu site está bloqueado pelos buscadores. 

Ou seja, fique atento na configuração deste arquivo, tenha clareza de que ele está no local certo e não irá prejudicar seu rankeamento.

Não se esqueça da URL canonical 

Pense comigo, seu site deve ter apenas uma URL, o que pode acontecer é uma mesma página ter URLs diferentes que direcionam a ela. 

No entanto, se você não deixar bem claro para o Google qual deles deve ser indexada ele pode pensar que existem conteúdos duplicados e isso é um grande problema.

Afinal o Google pode penalizar seu site por ter estas páginas duplicadas, além de não saber qual página deve ser ranqueada. 

Por isso use um redirecionamento 301 ou a própria Canonical que podem ser inseridas no HTML da página e ajudam o Google a entender o que deve ser mostrado.

Como sabemos o SEO técnico é algo complexo e vai muito além destes tópicos, por isso se você quer entender mais sobre este assunto clique aqui e vá além. 

Tenha páginas pilares no seu site 

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Se você está na internet é porque quer ser encontrado, principalmente se alguém busca por um conteúdo, ou informação que possui no seu site. 

Felizmente as páginas pilares podem lhe ajudar neste objetivo visto que podem ser representadas por: 

  • Uma categoria do site; 
  • Um conteúdo extenso que possui vários links internos. 

Observe que o objetivo destas páginas é mostrar para o Google que você possui um conteúdo ou uma página sobre o assunto X.

Assim, você aumenta a possibilidade de o site ser encontrado nos motores de busca. 

Para ter sucesso neste tópico analise páginas que combinam entre si, utilize palavras-chave para aumentar o tráfego e crie tópicos sobre o tema. 

Aplique técnicas de CRO nas suas páginas 

Consideramos que você tenha um alto tráfego, gera receita, utiliza o e-mail para reter e transformar leads em clientes, mas não realiza testes nas suas páginas. 

Considere a otimização da taxa de conversão a melhor opção neste caso, dado que se você melhorar sua proposta de valor, diminuir a ansiedade dos usuários, realizar testes a/b poderá enxergar um mundo de possibilidades. 

Muitas vezes o problema está na maneira como você ”vende” seus serviços, a missão da empresa, os benefícios, e tudo isso pode ser testado para obter melhores resultados. 

Desta forma não se trata de algo complexo, mas você deve considerar pontos como: 

  • Analisar seus concorrentes. 
  • Entender o perfil da sua persona ”cliente potencial”.
  • Conhecer a jornada de compra. 
  • Ter confiança nos seus diferenciais. 

Tudo isso será aplicado na copy, no CTA, nos formulários, nas imagens, alinhando cada tópico dito acima. 

Sua página não deve demorar 20 minutos para abrir 

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Quando alguém faz uma busca online o objetivo desta pessoa, é ter acesso à informação em poucos segundos. 

Por isso, como já falamos neste conteúdo, velocidade de carregamento é um dos pilares para otimização de páginas. 

Para termos uma ideia uma página não deve demorar mais que 3 segundos para carregar segundo o próprio Google. 

Já que quando você otimiza este fator terá: 

  • Uma taxa de rejeição menor.
  • Mais visualizações. 
  • Maior possibilidade de ranqueamento. 
  • Melhora a experiência do usuário. 
  • Aumentar suas conversões. 

Qual destes tópicos é o mais importante para você? Tenho certeza que todos eles.

Qual o propósito da sua página?

Quando falamos em propósito a ideia é alinhar a sua página com a intenção de pesquisa.

Ou seja, o que a pessoa precisa buscar para chegar até você?

Dessa forma você poderá trazer o tráfego correto para suas páginas, alinhando o conteúdo à expectativa do usuário.

Por exemplo, se eu buscar por um tema relacionado ao conteúdo da sua página ”A” é para lá que devo ser encaminhada e não para uma com um formulário de contato, ou uma página de saída, entende?

Qual destes tópicos é o mais importante na sua opinião? Comente abaixo e não deixe de acompanhar a Bewerk no LinkedIn

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