CRO

Por que sua startup precisa de CRO

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em maio 23, 2022
9 min de leitura
O estado da arte do Growth e CRO

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Aumentar a conversão das suas páginas tornou-se uma tarefa difícil? Então fique tranquilo, pois se implementar o CRO na sua startup terá resultados no curto e longo prazo além de entender quais aspectos impedem sua empresa de ter mais leads e mais conversões sem precisar investir milhões por isso.

Sendo assim continue lendo e aplique cada ensinamento no seu dia a dia. 

O que é CRO? 

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Um dos assuntos mais abordados aqui no blog da Bewerk é o CRO, no entanto, muitas pessoas ainda confundem essa estratégia com outros métodos utilizados no mercado. 

Felizmente, vamos relembrar o que é a taxa de conversão e o que ela representa. 

A conversão nada mais é que uma ação realizada pelo lead que irá gerar algum resultado. 

Seja baixar um ebook, ou clicar em um banner, até o momento em que esta pessoa se torna um cliente.

Podemos considerar que existem dois tipos de conversão: 

  • Macro-conversões: solicitar um orçamento; 
  • Micro-conversões: assinar uma newsletter;

Contudo, todas elas são importantes e representam que a pessoa está em um estágio do funil de vendas. 

Na macro, aquele usuário tem certeza do que quer, enquanto na micro-conversão está lhe conhecendo e entendendo quem é você.

Assim, a taxa de conversão mostra que das 1.000 visitas que o seu site recebeu, 50% delas realizaram uma conversão, por essa razão você precisa ter clareza de quantas visitas recebe para que seus cálculos não sejam errados. 

Como calcular a otimização da taxa de conversão?

Simples, pegue o número total de conversões e divida pelo total de visitantes daquela página, feito isso multiplique esse número por 100 para ter o resultado. 

Por exemplo, se você quer ter a dimensão da conversão de um e-book divida o número total de downloads, pelo total de visitantes da página. 

Onde implementar o CRO?

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Muitos devem estar se perguntando “ok, já entendi tudo isso agora onde vou implementar o CRO’’ calma, que vou te dar alguns exemplos e como isso é feito. 

1. Homepage 

Essa é uma das principais e que grande parte das empresas investem em otimizar, dado que a primeira impressão é a que fica, pois, aquilo que seus leads encontrarem pode influenciar em toda jornada de compra. 

Lembrando que otimizando a taxa de conversão da home você também pode orientar seus clientes, aumentar a retenção, incentivá-los a entrar em contato com você. 

Podemos incluir informações, provas sociais, vídeos, ajustar os CTA ‘s, ou incluir um chatbot.

Tudo irá depender do seu nicho, e da análise da concorrência, não se esqueça que a pesquisa é a responsável por tudo que será alterado

2. landing page

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Quantas landing pages são criadas na sua empresa por semana? 1, 2, 4 ou até mais? Então o CRO pode ajudar sua startup a atingir conversões maiores, e te mostrar quais pontos da página geram atrito. 

Muitos fatores podem influenciar na decisão final, entre eles: 

  • A copy; 
  • O tamanho do formulário; 
  • Um vídeo;
  • O CTA;

Quando você entende o que funciona para seus leads, pode obter resultados melhores apenas considerando um destes tópicos. 

5 Razões para implementar esta estratégia na sua startup

Agora que você já sabe onde o CRO será implementado confira 5 motivos para começar hoje sua estratégia e parar de perder tempo e dinheiro investindo no lugar errado. 

Seu retorno sobre investimento ”ROI” irá aumentar

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Sempre é bom lembrar que quanto maior a taxa de conversão, maior será o seu ROI geral ou retorno sobre investimento, pois suas campanhas, páginas, anúncios se tornaram mais rentáveis devido às otimizações que serão feitas. 

Embora muitas pessoas duvidem do impacto que isso de fato gera, veja o exemplo da Artha finanças pessoais que em 6 meses aumentou sua receita em 461%. 

Tudo isso foi possível pela união da empresa com a Bewerk aplicando metodologias ligadas ao CRO e também ao growth hacking. 

Gostaria de conhecer mais sobre este case? Clique aqui e leia o conteúdo completo e veja se você já passou por isso ou conhece alguém que já. 

Reduza o custo por aquisição

Sabe porque irá diminuir o custo de aquisição, pois dois pontos serão trabalhados nesse processo, primeiro irá melhorar a experiência do  usuário e segundo terá uma maior retenção de clientes. 

Visto que existem muitos aspectos que influenciam sua retenção ser baixa, seja: 

  • Um relacionamento ruim com seus leads;
  • Atendimento de baixa qualidade;
  • Integrações ruins na página; 

O CRO é capaz de gerar melhorias em cada um destes pontos, e com isso sua retenção será maior.

Mas se você acredita que estes argumentos não são suficientes.

Visite esta página e confira 9 erros que aumentam o custo de aquisição dos seus leads.

Conheça seus usuários 

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Através do CRO você poderá conhecer as necessidades e objeções que seus leads encontram em uma determinada página, visto que normalmente diversos testes são feitos para encontrar as principais causas da sua conversão ser baixa. 

Para ter acesso a estas informações além de testes, você poderá realizar pesquisas em sua base atual.

Bem como encontrar pontos de melhoria no que está sendo feito. 

Você investe no lugar certo 

Quando aplicamos o CRO da maneira correta, diversos insights são gerados e com isso você investe onde está o problema.

Sua equipe terá clareza de quais pontos da página estão levando seus leads embora. 

Dado que existem ferramentas como a Hotjar que são usadas neste processo, além de outras como:

  • Google Analytics;
  • Google Tag manager;
  • Teste WVO;

Além de tantas outras que variam de acordo com o problema.

Você também irá reforçar o que já funciona, e com isso aumentará as chances de transformar visitantes em leads, porque já conhece o comportamento de cada um deles.

Seus resultados serão melhores que a concorrência

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Você realiza estratégias para melhorar seu SEO? Se a sua resposta foi sim, ou pretendo fazer” saiba que o CRO será seu melhor amigo neste momento.

Uma vez que se você identifica pontos de melhoria, e coloca em prática através de testes, os usuários passam mais tempo na sua página e com isso sua taxa de rejeição diminui. 

Percebe como uma coisa leva a outra? Essa métrica sozinha pode não dizer muita coisa, mas o Google a considera como um fator de classificação. 

Outro fator que podemos considerar é que se você otimiza o CRO das suas páginas sua popularidade nas redes sociais aumenta porque certamente uma porcentagem destas pessoas irá buscar pela sua empresa e até acompanhar seu negócio. 

Quanto mais você testa, mais otimizações faz, impactando todos os estágios do funil de vendas e também se colocando a frente da concorrência.

As possibilidades de erro diminuem

Sabemos que assim como na vida o marketing é feito de riscos, e para diminuirmos estes ricos, o CRO existe para lhe mostrar que testar pode ser seguro, e voce consegue controlar tudo sem haver impactos definitivos no seu site. 

Sua receita e seus visitantes não serão prejudicados por cada teste que você fizer e também aumenta a satisfação de cada lead, você ficará surpreso de ver como algumas modificações podem impactar na receita final. 

Ainda tem dúvidas de que o CRO pode ajudar sua startup a crescer com segurança? Então clique no banner abaixo e solicite uma análise gratuita, quem ganha é você, pois irá receber 3 ideias baseadas em tudo que falei aqui. 

Realize hoje a mudança que você quer ver no futuro. 

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