

Você já parou para pensar quantas histórias ouviu durante a vida? Consegue se lembrar do sentimento que algumas delas causaram em você? Pois saiba que isso se trata de “Storytelling”.
E assim como você, as pessoas que acessam seu site, estão buscando por histórias, que se conectem com o que cada uma delas acredita.
Através deste conteúdo você verá que contar histórias, e utilizar de uma narrativa é a chave para melhorar o desempenho das suas páginas.
Dado que assim você se conectará com o lado emocional de leads, e futuros clientes.
Continue lendo e descubra como utilizar este método a favor do seu negócio.
O que é storytelling?
Antes de abordarmos a conexão entre estes dois temas, vou lhe explicar brevemente o que é storytelling.
Como foi dito anteriormente o objetivo é contar histórias, de uma maneira inesquecível.
Visto que a ideia é fazer com que as pessoas não esqueçam das emoções que a sua mensagem causou nelas.
Ou seja, se o que você transmite for inesquecível, isso ajudará na memorização da mensagem.
E caso o usuário necessite de algo que você oferece ele irá se lembrar de você.
Este processo como consequência ajuda a melhorar a experiência do usuário, uma vez que você estará utilizando uma linguagem mais próxima a ele.
Qual o impacto do storytelling nas pessoas?

Devido a todos os fatores citados anteriormente, podemos considerar que a afirmação de Muriel Rukeyser está correta.
Pois segundo ele:
”O universo é feito de histórias e não átomos”
Muriel Rukeyser
Dessa forma, quando utilizamos o storytelling em nossas páginas estamos ajudando os usuários a percorrer a jornada de compra, um tema que já abordamos neste post por conseguinte, realizar a ação que você deseja.
Para se ter uma ideia este tema vem sendo estudado desde da década de 1990 pelo neurofisiologista Giacomo Rizzolatti e outros profissionais que realizaram um estudo com macacos.
Na época um dos profissionais estava observando um dos macacos, e almoçando ao mesmo tempo já que haviam sido implantados eletrodos no cérebro do animal.
Porém, enquanto o profissional almoçava o macaco ficou sentado observando.
Todos na época ficaram surpresos com a reação do animal já que uma área específica do cérebro chamada, córtex pré-moter ventral, ficou iluminada durante essa reação, o que só aconteceria caso ele estivesse comendo.
Com isso foi constatado que não usamos o pensamento lógico para reagir a algo realizado pelos outros.
Visto que segundo um estudo feito anos depois por Uri Hassen, da Universidade de Princeton contatou que isso também acontece com seres humanos.
Quando ouvimos alguém contando uma história, tanto o nosso cérebro quanto o da pessoa que está contando irá reagir de maneira similar.
Além disso, pesquisadores da Espanha realizaram um estudo onde quando o participante lia frases como:
- “O cantor tinha uma voz de veludo”
- “Pablo chutou a bola”
O córtex motor estimulava reações no corpo.
Como o Storytelling pode ajudar na otimização da taxa de conversão?

Você deve estar se perguntando “Ok mas como utilizar o storytelling para otimizar a taxa de conversão”
Simples, insira a narrativa durante toda a jornada de compra, até o momento da decisão final.
Veja um exemplo de cada estágio utilizando esta ideia.
Conscientização
Insira o seu produto ou serviço em um cenário, ou seja, mostre através dos seus conteúdos, e do design como seria a vida dessa pessoa utilizando o benefício que você oferece.
Quais sensações despertariam durante o uso, ou como seu cliente seria visto por outras pessoas?
Quando você transmite estas ideias e como se estivesse colocando o usuário em uma nova realidade que se conecta com o sentimento que ela busca ter, após contratar ou comprar algo seu.
Por exemplo, se você busca ouvir música em qualquer lugar, mesmo quando não tenha internet, e não quer ser incomodado com anúncios, ou fatores externos.
E um dia você vê um anúncio ou algo similar na internet que aborda essas sensações, isso irá atrair sua atenção e irá se conectar com seu psicológico.
Interesse
Para despertar o interesse você precisa mostrar para quem acessar suas páginas que todas as dúvidas delas foram solucionadas através dos elementos que contém ali.
Ou seja, se o problema foi o preço você pode inserir essa informação, ou se ela precisa de assistência durante o uso, você pode colocar foto da equipe que irá ajudá-la.
Posto que queremos que ela se sinta confiante para avançar ao longo da jornada.
Desejo
Seu objetivo é despertar o desejo em todas as etapas e aqui você irá confirmar que o seu serviço é ideal devido a diversos fatores.
E irá reforçar esta ideia através de imagens, vídeos, e irá responder a seguinte pergunta: ”a minha empresa pode cumprir o desejo que o meu cliente possui?”
Deixe claro que todas as necessidades serão atendidas, e coloque informações que confirmem esta ideia.
Ação
Todos nós precisamos de um incentivo para comprarmos ou contratar um serviço específico e para que isso aconteça.
Insira elementos que ajudem neste fator, ou seja, um botão de whatsapp, uma explicação de onde deve ser feito um registro, um formulário que deixa claro que a pessoa irá falar com alguém da sua equipe.
Pense nas dúvidas que a pessoa pode ter durante a navegação e utilize o storytelling para guiá-la durante esse processo.
4 Dicas práticas para unir as duas técnicas

Agora que você já conferiu como incluir o storytelling na sua jornada de compra, verá 4 dicas de como agilizar este processo e aumentar a otimização da taxa de conversão das suas páginas.
Mostre que você conhece as dores do seu público
Se queremos transmitir uma narrativa efetiva precisamos começar mostrando os fatores que causam a “dor” que o público possui e como a sua empresa entende, e pode solucionar isso.
Assim como o impacto que o seu negócio gerou na vida de outras pessoas que testaram o que você oferece.
Toda história possui um conflito e um ponto de tensão, e seus clientes devem saber que você pode resolver isso.
Imagine que os depoimentos, e as afirmações dadas por outras pessoas podem confirmar que você sabe como inserir um “ponto final” nesta história.
Foque nos recursos visuais
Uma das ferramentas mais poderosas para atrair a atenção das pessoas e se conectar com elas, é a junção de texto e imagem.
Porém, para ser efetivo tenha cautela na escolha de imagens, design e copy dado que tudo será interpretado pelo seu público.
Pense “Quais fatores atraem a atenção dessa pessoa” quais recursos se conectam com a mensagem que você deseja transmitir e irá despertar as sensações que você deseja.
Além disso, mostre que você entende do problema que ela possui e tem a solução ideal para o problema devido a X fatores.
Analise seus conteúdos
A maneira como você se conectar com as pessoas pode influenciar no storytelling que você deseja transmitir.
Portanto, analise suas páginas, seus conteúdos online, e veja como isso se conecta a linguagem que os seus leads desejam ler, e ouvir.
Precisamos desenvolver um posicionamento e uma identidade objetiva para ajudar as pessoas se lembrem de qualquer ação realizada por nós.
Porém, você só fará isso da maneira correta se conhecer quem são essas pessoas.
É de extrema importância manter um padrão na linguagem utilizada para se relacionar com potenciais leads.
Deixe claro o seu propósito
Se 5% de quem acessa suas páginas acreditarem no seu propósito, você terá feito storytelling da maneira correta.
Ou seja, mostre as ações que o seu negócio realiza interna e externamente e qual o impacto sua empresa deixará no mundo.
Insira seu negócio em um contexto e mostre como era a realidade antes dele existir, e que ele foi criado para pessoas específicas que possuem um determinado problema.
Além disso, mostre que os “problemas” que podem interferir durante o processo de decisão de compra existem por conta de X fatores que influenciam nesta decisão.
As pessoas apenas “compram” sua ideia e sua história quando o propósito, a missão por trás desta ação é maior.
Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante e você consiga transmitir a mensagem adequada ao seu público.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.