
Email Marketing – 5 erros que prejudicam a taxa de conversão
Você já perguntou para diversos colegas de profissão, já contratou ferramentas, e até assistiu a palestras mas não entende porque suas métricas de email marketing não saem do lugar?
Calma porque isso é super comum e para resolver este problema você deve analisar suas ações e realizar otimizações para que esta realidade seja diferente.
Sendo assim continue lendo e veja quais os principais erros e quais métricas você deve analisar.
5 erros de email marketing que você não deve cometer
Seja qual for o seu propósito, se você sente que sua estratégia de email marketing não sai do lugar, ou sua equipe não está gerando bons resultados, veja quais fatores você deve analisar para melhorar este resultado.
Não possuir um CTA objetivo

Sabe porque o CTA é tão importante no email marketing? Porque ele é o ponto principal do seus emails e o seu leitor não deve ter nenhuma dúvida, ou dificuldade em localizá-lo.
Sem um CTA o seus e-mails perdem a razão de existir, por isso coloque no máximo duas chamadas para ação para que não haja dúvidas do que deve ser feito.
Portanto, pense no resultado que você deseja alcançar com aquele email e escreva pensando apenas nisso.
E para que seus emails funcionem neste quesito leia este conteúdo onde falamos sobre chamada para ação e análise pontos como:
- Seu CTA deve ser fácil de encontrar.
- Não use vários em um mesmo email.
- Use palavras que estimulem a ação como ”leia mais” ou ”clique aqui”.
- Foco total na mensagem que deve ser transmitida.
Não atender às expectativas da sua base
Imagine que na sua newsletter você diz que envia e-mails semanalmente, sobre X,Y, e Z e envia algo diferente ou fora do contexto.
Qual seria a reação de quem abrisse? Algumas pessoas até iriam gostar mas grande parte delas não, pois atender as expectativas e fazer, entregar aquilo que você prometeu.
Ou seja, faz com que a pessoa saiba exatamente o que irá receber, quando, e sobre qual assunto.
Dessa forma antes de enviar qualquer email pense nos seguintes pontos:
- O tema está de acordo com o que foi prometido?
- Estou enviando nos dias, ou na frequência que meus inscritos sabem?
- Estou utilizando a linguagem adequada para abordar este assunto?
- Meus emails não estão fugindo do tema?
Quando você levar estes fatores em consideração antes de enviar, estará alinhando expectativa e realidade.
Ter foco apenas em vender

Embora o objetivo do email seja gerar uma conversão, e estimular o leitor a realizar uma ação, o foco não precisa ser sempre na venda, sabe porque?
Pois um dos pilares do email é criar uma conexão, e mostrar para estas pessoas o valor do seu produto, ou serviço.
Ou seja, demonstrar como isso ajudou, ou mudar a realidade de quem utiliza, e torná-los “pessoais’’ no sentido de que você precisa ser diferente de tudo aquilo que ele já recebe.
Dado que se você analisar os emails que recebe ou pelo menos 5 deles verá quantos “pontos” eles possuem em comum.
Deste modo use as palavras a seu favor e venda sem com que isso pareça ser invasivo ou similar a um comercial de TV e use chamadas similares ao do buzzfeed para despertar a curiosidade em quem ver.
Utilizar um layout incorreto
Grande parte das pessoas utilizam os smartphones em seu dia a dia e por isso você deve se atentar no layout dos seus e-mails pois pense.
Não adianta você colocar uma imagem incrível se ela não estiver compatível ou demorar muito tempo para carregar nestes dispositivos.
Uma dica: não use imagens com mais de 600 pixels e prefira utilizar apenas uma coluna para escrever seus emails.
No entanto lembre-se que aqueles espaços em brancos e parágrafos curtos com 2, 3 linhas ajudam na compreensão da mensagem.
Dessa forma faça testes no seu email marketing e veja o que melhor funciona para seus leitores.
Não focar no assunto do email

A primeira coisa que a pessoa verá antes de abrir seus emails é o assunto, por isso invista o seu tempo ou da sua equipe nesse fator, pois ele será fundamental para que você tenha boas taxas de abertura.
E para que isso aconteça invista em algo:
- Curto com no máximo 50 caracteres, afinal não podemos esquecer dos smartphones.
- Um título claro e que desperte algum sentimento no leitor.
- Utilize emojis ou termos específicos na sua área.
- Fale a linguagem de quem irá abri-lo.
E o mais importante, não fuja do tema pois o assunto é a base para o restante e tudo deve estar alinhado para que a pessoa clique no seu CTA.
Segundo uma pesquisa feita pela super office 47% das pessoas abrem um email e continuam lendo apenas com base no assunto.
Por isso se atente e invista seu tempo nesta etapa.
Sobre enviar e-mails na hora errada
Existem diversas pesquisas e cada uma delas dirá uma coisa, por isso faça testes e veja em quais horários você possui uma melhor taxa de abertura.
Uma vez que as pessoas recebem muitos e-mails diariamente e para que o seu seja aberto você precisa estar de olho em tudo, incluindo no horário dos envios.
Por que uma vez que seu email marketing não está sendo aberto, nem mesmo visualizado sua estratégia falha, e você acaba desperdiçando tempo em um lugar que não irá gerar resultados.
No entanto, para que você tenha uma ideia segundo o Morning brew os emails com as notícias são enviados às 5 ou 6 da manhã pois segundo eles as pessoas costumam olhar as notícias antes de ir ao trabalho.
Deste modo analisa o comportamento dos seus usuários, porque quando você tem clareza do estilo de vida, do que essas pessoas fazem fica mais fácil identificar estes insights.
Segmentação

Uma vez li uma citação que dizia “O marketing é muito mais eficaz quando a mensagem é direcionada” e se pararmos para analisar Michael Cohen estava certo quando disse isso.
Pois a partir do momento que você realiza uma segmentação, e envia emails para grupos específicos mas que possuem interesses em comum a possibilidade da sua estratégia de email marketing funcionar é muito maior.
Uma vez que você estará abordando necessidades específicas, e estão baseados em algo que sabemos ser real por que você tem sua persona definida e sabe as características de cada uma.
Outro ponto importante é que com a segmentação podemos entregar a mensagem certa no momento certo.
Porque dependendo do serviço que você oferece a pessoa necessita de mais informações antes de contratar, e seus e-mails irão ajudá-las.
Principais métricas de email marketing

Agora que você já sabe o que não deve ser feito e que pode estar atrapalhando sua estratégia.
Vamos abordar algumas métricas de email marketing que você deve estar atento para obter melhores resultados.
Taxa de Cliques (CTR)
Devemos pensar no CTR como a base de tudo que fazemos é a principal métrica.
Pois através dela podemos ver qual a porcentagem de pessoas que estão clicando nos links e gerando uma conversão.
No entanto saiba que a taxa de abertura sempre será maior que a cliques e a porcentagem média do mercado varia em torno de 2%.
Taxa de rejeição

Um dos problemas mais comuns é a entrega dos emails, e para sabermos como está esse índice basta analisar a famosa taxa de rejeição uma vez que ela mostrará dos emails enviados para sua base quem não recebeu.
Além disso, através das ferramentas existentes podemos analisar quais os problemas que fazem com que estes emails não sejam recebidos.
Dado que quando analisamos este ponto podemos atualizar nossa lista e ter apenas pessoas que possuem e-mails ativos.
Se você perceber que a devolução dos e-mails está alta, peça para que o usuário confirme o email para fazer parte da sua lista, e caso você deseje diminuir a taxa de rejeição leia este artigo.
Taxa de crescimento
Para sabermos se sua estratégia de email marketing está crescendo precisamos analisar esta métrica e para calculá-la basta fazer o seguinte cálculo.
O número de novos assinantes menos (-) o número de cancelamentos.
Após isso pegue este número e divida pelo número total da sua lista feito isso basta multiplicar por 100.
O resultado mostrará como está o seu crescimento, portanto saiba que é normal haver cancelamentos e o mais importante é você buscar formas de sempre nutrir sua base atual.
Receita por email

Neste tópico o objetivo é entender quais emails estão gerando um melhor resultado, pois assim você saberá se sua estratégia está funcionando e como minimizá-la.
No entanto lembre-se que aqui não estamos analisando o ROI como um todo, mas sim a receita, o sucesso de cada email individualmente.
Felizmente para termos uma base deste resultado basta analisar pontos como:
- Taxa de abertura.
- Taxa de cliques.
- Tráfego do site vindos do e-mail.
- Taxa de rejeição.
Cada uma delas irá fornecer um panorama dos seus emails.
Tenho certeza que se você analisar cada uma delas terá uma visão geral da sua estratégia de email marketing e quais ações podem ser feitas para melhorar seus resultados.
Clique no banner abaixo e descubra como melhorar o que você já faz sem investir muito por isso, assim como as que foram ditas neste post.

Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.