Growth Hacking

10 estratégias de growth hacking para startups

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em abril 20, 2022
11 min de leitura
O estado da arte do Growth e CRO

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Considere todas suas ações até agora, e responda qual delas manteve seu custo baixo e ainda trouxeram resultados rápidos? Nenhuma? Então estas estratégias de growth hacking são para você. 

Porque aplicando o growth na sua startup você pode testar rápido, observar o que funciona e não cometer o mesmo erro duas vezes.

Por isso continue lendo e você não se arrependerá.

Porque as estratégias de growth hacking funcionam?

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Seja grande ou pequena muitas startups não possuem grandes verbas para investir em growth e muitas acabam preferindo em otimizar a taxa de conversão, por exemplo. 

No entanto, essa técnica funciona porque com pequenas mudanças e identificando problemas específicos é possível ter resultados em poucas semanas. 

Startups que já possuem uma base estruturada e querem alavancar o crescimento precisam ter clareza dos objetivos.

Porque assim elas saberão, quais testes podem resolver este problema. 

Um dos pilares deste método é testar, e buscar conhecimento para aprimorar o que vem sendo feito.

Dado que, um dos tópicos do funil de growth é recomendação. 

Realizando um brainstorm ou ”chuva de ideias” com sua equipe utilize o Ice Score para selecionar as melhores ideias.

Utilize ferramentas como Google Analytics para medir os resultados. 

Apesar de ter sido criado em 2010 este tema é muito amplo e você poderá entender melhor assistindo o vídeo abaixo.

Se preferir clique em assistir mais tarde para não perder todos os temas abordados.

10 estratégias de growth hacking para startups

Agora que você já entendeu a relevância deste assunto confira as 10 dicas que podem mudar sua realidade se aplicar cada uma delas.

Siga seus concorrentes

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Você pode ter concorrentes de todos os tamanhos, no entanto, você certamente aprenderá um pouco com cada um deles, apenas analisando suas ações. 

Ainda poderá descobrir pontos que você deve melhorar no seu site ou estratégia e os principais erros a serem evitados.

Independente do seu nicho, o mercado muda a todo momento e precisamos analisar como melhorar nosso posicionamento para atrair leads e futuros clientes e seus concorrentes vão lhe ajudar a enxergar estas respostas.

Considere sempre em suas análises qual seria as necessidades, objeções e por que seu lead escolheria seu concorrente e não a sua solução. 

Felizmente esta pergunta lhe ajudará a enxergar alavancas de crescimento e com isso melhorar a ativação dos usuários.

Além disso, você ainda pode observar como estas empresas se posicionam e a relação que elas construíram em diferentes canais, como você pode se destacar com base nas ações já feitas.

Não se esqueça do marketing de conteúdo

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Diferente de outras estratégias, o marketing de conteúdo leva tempo para ser concretizado, mas traz benefícios a longo prazo para sua startup. 

Contudo, através dele você poderá: 

  • Melhorar seu posicionamento no Google.
  • Entender o que leva os usuários ao seu site.
  • Fortalecer sua proposta de valor. 
  • Entregar valor conforme o estágio do funil de vendas. 
  • Captar leads entregando um bom conteúdo ao usuário.
  • Educar clientes 
  • Engajar e manter seus leads ativos 

Tudo isso pode ser realizado de maneira orgânica, basta você conhecer as características, necessidades, dúvidas, objeções que a sua persona possa ter e ajudá-la encontrar a melhor solução para um problema. 

Estes conteúdos podem ser entregues através do email marketing e divulgados nas redes sociais para captar leads qualificados e possuem de fato interesse na sua solução.

Se você busca por agilidade, pode utilizar da mídia paga para atrair mais pessoas a um conteúdo específico.

Fique atento às tendências

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Uma empresa é composta por várias áreas e você pode se sentir perdido em meio a tantas informações, contudo ter uma visão geral das tendências e novidades de cada setor poderá lhe ajudar a identificar oportunidades de crescimento. 

Uma vez que existem muitas startups no mercado e você verá muitas similaridades entre elas, observando o que fará sucesso no seu nicho daqui a um tempo com base no comportamento do consumidor. 

Devido à internet você pode acompanhar o desenvolvimento do mercado global, observar o que outros países fazem e aplicar isso a sua realidade. 

Desta forma poderá alterar seu plano de negócios, realizar mudanças em suas campanhas, e com isso aumentar a lucratividade. 

Um dos pontos que tornam as estratégias de growth hacking diferente das demais é justamente PENSAR FORA DA CAIXA. 

Quando pensamos fora da caixa, realizamos testes com coisas que podem funcionar e tornar a experiência do usuário melhor. 

Use suas listas de email na estratégia de growth hacking 

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Como todos sabemos, as redes sociais são excelentes para impulsionar o crescimento das startups, no entanto, não temos 100% de controle sobre elas. 

Assim, ter uma lista de emails é tão relevante, pois estas pessoas possuem interesse no seu serviço, e em algum momento irá precisar dele. 

Felizmente você pode enviar emails facilmente por programas de automação e manter sua base engajada e aquecida sobre: 

  • Lançamentos. 
  • Dados do setor. 
  • Descontos, e promoções. 
  • Despertar o desejo de uma pessoa específica. 
  • Quebrar objeções. 

Buscando entender quais as necessidades desse público, quais temas geram mais conversões, e utilizar estes dados em outras redes como LinkedIn, YouTube. 

Podemos utilizar as dúvidas e os feedbacks de clientes para criar conteúdos para sua lista e assim ajudar mais pessoas a converterem. 

Construa uma comunidade

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Suponhamos que você já utilize as mídias sociais em suas estratégias de growth hacking.

Uma forma de você atingir mais pessoas, gerar engajamento e fortalecer sua proposta de valor é criando um grupo. 

Seja no Facebook, Telegram ou WhatsApp e entregar conteúdo e benefícios a todos que fizerem parte desta comunidade. 

O objetivo desta ação é aumentar a retenção mas também a confiança, daqueles que estão conhecendo o que você oferece. 

Sabemos que construir uma audiência para realizar essa estratégia não é uma tarefa fácil, mas você poderá utilizar outros canais para atrair pessoas.

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Inclua a integração nas suas estratégias de growth hacking

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Alguns serviços como no caso da Rizer você pode integrar ferramentas externas ao sistema, e assim melhorar a experiência do usuário.

Pois, você mostra outras opções aumentando a possibilidade dele contratar seu serviço. 

Considere este fator não apenas na sua oferta, mas em facilitar o compartilhamento de informações.

Com isso você ajuda as pessoas a chegarem no seu site.

Observe o exemplo do Spotify, qualquer usuário pode compartilhar uma playlist nas redes sociais ou com amigos, bem como ter acesso a uma retrospectiva no final de todos os anos. 

Esta simples ação pode despertar um sentimento de nostalgia e muitos acabam compartilhando para ver qual foi a música mais ouvida pelos amigos e pessoas próximas. 

Tenha uma página que atenda sua persona

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Se você tem todos os dados da sua persona, e conhece bem seus concorrentes poderá construir uma página simples, que não gere dúvidas e transmita sua proposta de valor. 

A meta desse hack e eliminar qualquer dúvida existente ao acessarem suas páginas, visto que você mostrará onde devo clicar para: 

  • Baixar um ebook.
  • Solicitar um orçamento. 
  • Conhecer outras soluções. 
  • Falar com alguém. 

Gerando agilidade e aumentando a possibilidade de conversão daquela página. 

Lembre-se de realizar testes a/b para identificar pontos de melhoria em cada elemento.

Entretanto, não se esqueça que cada teste aumenta suas chances de ter bons resultados. 

Aposte em novos mercados 

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Considere o nicho que a sua empresa atua hoje e pense como você pode expandir este serviço para novos mercados que necessitam desta solução.

Bem como em mercados que sua solução seria complementar a algo que já existe, dado que parcerias podem gerar benefícios a curto e longo prazo. 

Observe também quais ferramentas podem ser criadas para complementar o seu principal serviço bem como quais interações você pode fazer para incluir novas opções aos leads.

Este hack de crescimento impacta na receita e retenção da sua base. 

Porque com estes insights você terá observando o comportamento do consumidor, e perguntando a eles o que incluiriam na sua plataforma, ou no aplicativo. 

Participe de conversas em sites de respostas 

Alguma vez você ouviu falar de plataformas como a Reddit? Se a sua resposta foi não, continue lendo que vou lhe explicar e se foi sim, comece a usar estes locais a seu favor. 

Acesse estes locais e veja as principais dúvidas e questões referentes ao seu nicho e participe da conversa, mostre que a sua empresa entende essas pessoas e está disposta a ajudá-las. 

Com esta ação, você pode explicar como sua empresa resolve isso, as soluções que você oferece e principalmente o impacto delas em clientes. 

Expandir sua rede é um dos pilares para apresentar suas soluções, ativar leads e também se posicionar no mercado. 

Inclua o marketing de indicação nas suas estratégias de growth hacking 

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Startups maiores podem utilizar da sua própria base de clientes para captar novos clientes através de indicação. 

No entanto, para ter sucesso com esse hack você pode segmentar sua base e realizar estas ações apenas com aqueles que deram uma boa avaliação ao seu serviço. 

Se você já é adepto das pesquisas de opinião saberá exatamente para quem e o que enviar.

  • Cupons de desconto. 
  • Ofertas especiais. 
  • Taxas menores. 
  • Benefício exclusivo por X tempo. 

Considere tudo que pareça atrativo para sua base e ofereça isso após uma quantidade específica de indicações. 

Grandes marcas como Airbnb, e a própria Dropbox já utilizaram deste tipo de ação feita não apenas por empresas, mas por qualquer um que queira aumentar sua base de clientes e leads. 

Olá,

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