Growth Hacking

Growth Hacking — 10 erros que você deve evitar

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em abril 12, 2022
14 min de leitura
O estado da arte do Growth e CRO

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Aumentar o crescimento do seu negócio faz parte dos seus planos para 2022? Então o hacking de crescimento ou como é chamado growth hacking pode lhe ajudar. 

Esse termo foi criado em 2010 e utilizado por grandes marcas como Facebook, Google, Dropbox e irá lhe ajudar no crescimento da sua empresa e em sua expansão. 

Continue lendo e não cometa os 10 erros que todos devem evitar para ter sucesso e bons resultados. 

Como implementar uma estratégia de growth hacking? 

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Para você o crescimento de uma empresa está relacionado a quais fatores? Pense em 2 tópicos e comente abaixo.

No entanto, se você quer começar uma estratégia de growth hacking hoje precisa começar pelo básico e seguir as boas práticas do marketing. 

Isto é, ter processos bem definidos e organização na sua empresa. 

Todavia, se você possui uma empresa de Saas ou uma startup deve considerar dois pontos. 

Em primeiro lugar, a experiência do usuário é o caminho 

Se você fornecer um serviço de qualidade, para um público e uma região que necessita dessa solução, certamente irá querer que seus usuários utilizem mais de uma vez e no growth hacking retenção é uma palavra-chave. 

Considerando que se as pessoas gostam do seu serviço, renovam o contrato, o custo-benefício foi ok, e segundo elas poderiam indicar para outras pessoas e com isso sua base aumenta sem investir 1 centavo. 

Em segundo lugar, fique de olhos abertos no comportamento do usuário 

Quando você tem uma empresa, seja ela grande ou pequena, você conhece os padrões de comportamento e com isso irá confirmar todas as ideias e palpites que surgirem.

Você encontra a solução para um problema, apresenta a solução aos usuários, em seguida realiza testes A/B em segmentações diferentes e percebe que aquela ideia funcionou. 

Estas ações feitas em sequência geram hacking de crescimento.

No entanto, sua suposição pode estar errada, ou funcionar apenas para um público específico, neste caso você buscará entender porque deu errado, e aprender com isso, evitando erros no futuro.

A chave para uma boa implementação e ficar atento a tudo, encontrar onde está o problema, qual setor será responsável por resolver posto que toda sua equipe deve estar integrada aos processos. 

Buscando ser analítico em suas ações, seu objetivo é ter um serviço ou produto que todos adorem, e nunca se basear em palpites apenas em dados. 

Muitos consideram que para ter sucesso na implementação é preciso ter um produto desejado por muitos, e para isso você pode enviar a seguinte pergunta para sua base: 

”Como você se sentiria se não pudesse mais usar nosso serviço” 

Se você obter mais de 40% das respostas forem:

 ”ficarei triste, ou desapontado”, ou ”um pouco desapontado” quer dizer que você está no mercado certo, e sua solução tem potencial de crescimento. 

Os 10 erros que você deve evitar em growth hacking

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Agora que você já sabe como implementar uma estratégia, vou lhe mostrar 10 erros que prejudicam diversas empresas a crescerem, e atingirem seus objetivos. 

Seja aumentar a retenção, diminuir o custo de aquisição, aumentar a ativação dos leads e tantas outras. 

Não focar no produto 

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Diferente do marketing tradicional, o growth hacking também se preocupa com o produto, e em buscar soluções que ajudem em seu posicionamento. 

Sendo assim você não deve ignorar o produto, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e certamente farão diversas pesquisas antes de comprar ou contratar algo. 

Para a alegria de todos, você pode analisar a opinião de seus clientes, perceber onde você deve melhorar, para aumentar sua ativação e retenção. 

Se você não sabe o que significa estes termos sugiro que leia este artigo e busque pelo tópico: funil pirata. 

Ademais você pode perguntar para seus clientes, o que influenciou na decisão de compra deles, o que mudariam, não se trata de algo complexo e pode ajudar muito sua empresa. 

Como todos sabemos, as redes sociais são um dos melhores canais para envolver as pessoas, e posicionar seu produto, ou sempre que houver um lançamento. 

Ações como essa podem triplicar suas vendas, ou obter muitos leads apenas por estimular a urgência nas pessoas. 

Realizar o hacking de crescimento sozinho 

Para seu hacking de crescimento ter sucesso você precisa envolver todas as áreas neste processo posto que o growth hacking não se preocupa apenas com aquisição e retenção de clientes como o marketing, ele envolve também produto, conversões, gerar engajamento. 

Quando realizamos esta conexão todos conseguiram obter resultados e ideias para que o resultado seja visto em todas as áreas, seja marketing, vendas ou desenvolvimento de produtos.

Sua equipe de marketing pode incentivar os clientes a compartilhar feedbacks e estes dados podem ser encaminhados à venda.

Em 2012 quando houve o furacão Sandy na costa leste dos Estados Unidos o Airbnb baixou as taxas e disponibilizou acomodações para pessoas deslocadas. 

Esta ação não apenas ajudou na reputação, mas também a expandir os negócios. 

Não seguir os valores da marca 

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Sua reputação, e os valores da sua empresa devem ser sua prioridade em tudo que fizer, porque a imagem da sua marca no mercado pode influenciar na decisão de compra de outras pessoas. 

Com isso jamais faça falsas promessas, ou algo que irá prejudicar a experiência do usuário, e mantenha-se fiel à missão, ao propósito do negócio. 

Alguns objetivos são mais difíceis de alcançar, contudo, nem você deve tomar ações desesperadas ou que fogem do que é correto no marketing e no hacking de crescimento. 

Uma das maneiras de evitar esta situação é através da segmentação da sua lista de email, por exemplo, em personalizar a mensagem para cada público. 

Embora o growth hacking exija muitos testes, é preciso focar nas ações relevantes e específicas para o seu nicho. 

Não utilizar ferramentas durante o processo

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Aumentar a autonomia do seu site, poupar tempo, reduzir custos, medir resultados rapidamente, e diminuir os erros.

Tudo isso você conseguirá se tiver acesso às ferramentas ideias para implementar o hacking de crescimento.

Como dito ao longo deste artigo o growth hacking busca soluções, que aumentam ativação, retenção, recomendação, e claro a receita e para isso voce precisa usar sites como:

  • Hotjar.
  • Google Analytics.
  • Google Tag Manager.
  • Mailchimp.
  • Semrush.

Para você ter bons resultados em pouco tempo, e conseguir realizar as ações que aumentem o crescimento.

Esquecer de analisar os concorrentes 

Analisar o mercado, e ver quais ações funcionaram para seus concorrentes, e ter ideias de como seu negócio pode se destacar dos demais. 

Uma maneira simples de ter clareza sobre este ponto é através da análise swot, uma técnica que analisa: 

  • forças
  • fraquezas
  • oportunidades 
  • ameaças 

Não apenas da sua empresa, mas pode ser útil para constatar o que o concorrente A está fazendo de errado, você ainda pode analisar site, redes sociais, e compreender o posicionamento, a persona. 

Lembre-se que analisar e coletar dados fará parte da sua estratégia e trará bons insights para sua equipe.

Você não entende o comportamento do consumidor 

Se você quer ter sucesso em suas estratégias de hacking de crescimento, e com isso aumentar suas vendas, primeiro precisa se fazer as seguintes perguntas: 

  • Porque os clientes compram algo do seu nicho?
  • O que impede alguém de contratar o seu serviço, ou comprar seu produto?
  • Quando uma pessoa compra um serviço, ou produto deste nicho?

Dado que tudo isso vai lhe dar ideias sobre o comportamento do consumidor, e você como empreendedor precisa conhecê-lo. 

Lembre-se que não adianta você utilizar o growth hacking ou qualquer outra técnica se não criar uma conexão com clientes e leads. 

Além disso, você pode se colocar no lugar da pessoa, pode analisar seu funil de vendas, buscar feedbacks. 

Caso você tenha dúvidas sobre o funil sugiro que leia este artigo e construa suas ações com base em cada estágio, pois cada cliente está em fase diferente. 

Felizmente a base do growth hacking são testes, por isso não tenha medo de buscar soluções que se encaixam no perfil de uma pessoa específica. 

Por exemplo, a DropBox notou que seus clientes tinham conhecimento em tecnologia, e com base nisso apostaram em duas táticas. 

  1. Indique um amigo e ganhe 500MB de armazenamento na nuvem.
  2. A cada compartilhamento no twitter ou Facebook o usuário tinha um aumento de 125MB
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Focar apenas em recursos e não em benefícios

Suponhamos que você tenha um serviço com diversas funções e você coloca estes elementos no site.

Contudo, se esqueça de mostrar os benefícios, pois saiba que isso é um grande erro porque quando você enfatiza as funções apenas alguém que necessita delas irá comprar ou contratar. 

Todavia, se você colocar as vantagens, às vezes o cliente nem precisa daquele produto, mas irá comprar apenas por curiosidade, ou por parecer ser algo que ele realmente necessita. 

Pegue um papel, ou abra o bloco de notas, agora considere as funções do seu serviço e anote todas elas. 

Após isso coloque os benefícios que cada tópico oferece e faça um teste a/b com seu público e veja se funciona. 

No entanto, é importante lembrar que você pode deixar claro as utilidades, porém deve atrair o subconsciente da pessoa e os benefícios ajudam nisso. 

Utilize as dores, necessidades e desejos vistos no tópico anterior e utilize isso a seu favor. 

Não rastrear o custo de aquisição 

Assim como no marketing para se beneficiar do hacking de crescimento você precisa observar o custo de aquisição.

Sendo justamente sobre isso que falamos neste artigo, nele você verá 9 erros que aumentam essa métrica e prejudicam o retorno sobre investimento.

Felizmente, o growth diferente do marketing não se preocupa apenas com a aquisição de leads mas também em aumentar o número de clientes recorrentes. 

Por outro lado, muitas startups investem grandes quantias em canais que funcionam para uma empresa, mas que podem não ser adequados a outras. 

Desta maneira além de conhecer seu público, precisa diversificar seus clientes, e dividir o orçamento em locais que trazem resultado e em outros que podem trazer benefícios a você. 

Isso diminui a chance de você investir em apenas um, e não ter resultados, bem como usar táticas como 30:20:20 ou 10:10:10 minimizando ainda mais o risco do seu CAC como também é chamado o custo de aquisição ser elevado. 

Percebe a importância desta métrica? Portanto, qualquer ação realizada sem considerá-la pode ser um tiro no pé para seu crescimento

Evitar riscos

O que torna um profissional especializado em hacking de crescimento dos demais é que ele não tem medo de arriscar, e realizar experimentos. 

Converse com growth hackers bem sucedidos e a maioria lhe dirá, o que não funciona se torna aprendizado, e assim como outras áreas, se algo não for bom basta interromper o processo e realizar novos testes. 

Considere o crescimento do seu negócio como pequenos degraus que você atingirá com cada experimento que funciona, e isso é chave para qualquer nicho. 

Não pensar em hacking de crescimento a longo prazo 

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Nenhuma empresa cresce muito rapidamente, todos aqueles que fazem sucesso e são referências no mercado levaram meses e anos para ter resultados em larga escala. 

Felizmente o hacking de crescimento lhe permite ter resultados agora e daqui a alguns meses e você não deve ignorar este ponto. 

Por isso, esta técnica é indicada para empresas que já possuem estabilidade e querem escalar e para outros que possuem um orçamento pequeno e desejam ter resultados em poucos meses. 

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