

Alguma vez você se perguntou como atrair, engajar e reter seus clientes e leads? Se a sua resposta foi sim, o marketing de crescimento pode lhe ajudar.
Dado que este é o propósito principal deste termo, você verá através deste artigo como aplicá-lo nas redes sociais e gerar crescimento para sua empresa.
O que é marketing de crescimento?
Devido ao marketing de crescimento você poderá realizar testes e identificar quais canais e estratégias trazem resultados para o seu negócio.
Posto que os profissionais que aplicam este método tem como base as táticas do growth hacking e devido a isso eles realizam diferentes experimentos para eliminar barreiras e encontrar oportunidades.
A partir disso você aumenta suas chances de reter, engajar e tornar seus leads e clientes os principais ”vendedores” da sua marca.
Porque se você já conhece o funil de growth hacking que abordamos neste post verá que o estágio final é a indicação, ou o famoso boca a boca que conhecemos.
Além disso, um dos principais objetivos do Sean Ellis criador deste termo era aumentar a base de usuários das empresas, porém com um custo de aquisição baixo.
Por isso o marketing de crescimento é relevante para empresas que possuem um custo de aquisição alto, e desejam causar uma boa impressão após o primeiro contato com seus leads.
Felizmente todas as ações realizadas nesta estratégia são baseadas na jornada do cliente para que o crescimento siga ao longo prazo.
Aplicando o marketing de crescimento na sua estratégia você poderá criar campanhas diferentes que atinjam os usuários daquele canal, seja Facebook ou LinkedIn.
Outro ponto que torna esta metodologia ainda mais atrativa é a possibilidade de diminuir a rotatividade dos clientes aumentando o ciclo de vida gerando um aumento de 15 até 30% na receita.
Por último considere que o marketing de crescimento irá lhe ajudar a construir um relacionamento com seu potencial cliente aumentando as chances de:
- Maior fidelização.
- Aumento do “brand Awareness’‘, lembrança de marca.
Qual a diferença entre growth hacking e marketing de crescimento?

Embora estes termos sejam similares, há uma diferença entre eles e você precisa saber de todas elas para aplicar sua estratégia da maneira correta.
Primeiro, o objetivo do growth hacking é gerar resultados imediatos a curto prazo.
Enquanto o marketing de crescimento aposta em ações que tragam resultado a curto e longo prazo.
Segundo se você quer aumentar reconhecimento de marca, o marketing de crescimento irá lhe ajudar neste fator já o growth hacking é mais indicado para:
- Empresas em fase inicial.
- Negócios em fase de estruturação.
- Aumentar a eficácia de processos que já existem.
Terceiro e último o growth hacking utiliza áreas da engenharia e TI para melhorar processos da empresa.
Como também otimizar o desenvolvimento de produtos e serviços.
Como aplicá-lo nas redes sociais?

Agora que você já conhece mais sobre o marketing de crescimento, sabe identificar as diferenças entre ele e o growth hacking vamos lhe mostrar como utilizá-lo nas redes sociais.
Frequência de postagens

Embora seja algo comum e que muitas empresas já fazem ter uma frequência de postagens além de causar uma boa impressão a leads frios, que ainda não conhecem seu serviço, lhe permite extrair o melhor de cada plataforma.
Isto é, você estará mantendo seus leads aquecidos e com isso você se tornará familiar e até uma referência para muitos.
Devido ao conteúdo publicado estar adicionando “combustível” em uma fogueira, isto é uma rede.
Isso irá gerar resultados caso o seu público esteja engajado e interagindo com você.
Esta mesma técnica pode ser aplicada em outros canais como email para estimular seus leads a engajarem com você.
Com isso você poderá receber indicações através de programas de referência, por exemplo.
Considere que sua frequência de publicações é o que de fato irá gerar resultados e extrair o melhor de cada canal.
- Você ainda poderá analisar o comportamento.
- Entender quais características este público possui.
- Coletar ideias para otimizar sua estratégia de marketing de crescimento.
Porém, lembre-se que a frequência de publicações é válida para todas as redes sociais.
- Instagram.
- Facebook.
- LinkedIn.
Hashtags de cauda longa

Costumo dizer que as hashtags de cauda longa são um degrau mais próximo do seu lead.
Pois estas palavras são mais específicas e representam as informações buscadas pelo usuário tanto no Google como nas redes sociais.
Um exemplo do uso das hashtags é o LinkedIn porque se você quer ser encontrado pelo mecanismo de busca da plataforma.
Assim você precisa inserir palavras no seu perfil, ou página que indicam a informação presente ali.
As hashtags são úteis para negócios e para empresas que querem encontrar novos profissionais.
Felizmente hashtags de cauda longa possuem um maior engajamento porque dispõem de menos publicações e assim você será encontrado pelo usuário.
Além de tudo, em alguns casos as pessoas poderão interagir dentro de um termo específico como acontece no Twitter.
Assim como no Google nas redes, esse termo é como um ”funil” que filtra apenas o que é de interesse naquele momento.
E esta atitude ajuda você ter insights sobre seus concorrentes e expandir o marketing de crescimento.
Construa autoridade no seu nicho

Como você constrói autoridade? Ajudando outras pessoas? Fornecendo informações de valor para aquele público? Se inserindo em temas falados no seu nicho? Criar algo novo é nunca feito pelos seus concorrentes?
Sim, tudo isso é importante e você deve fazer diariamente nas redes sociais.
A melhor maneira de se destacar dos demais é se arriscando e buscando evoluir com os erros bem como aproveitando cada oportunidade dentro do seu nicho.
Um exemplo deste tópico são as LIVES, afinal tanto o apresentador como o palestrante irá usufruir dos benefícios que aquele encontro vai gerar em suas comunidades.
Bem como os grupos que são uma ferramenta poderosa porque você irá atingir pessoas que fazem parte da sua rede e irão prestar atenção nas suas ações.
Porém, se você já atua no mercado a muitos anos e quer alavancar neste ponto, faça parceria com empresas que possuem uma relação com aquilo que você oferece e não são seu concorrente direto.
Este tipo de ação é muito comum entre grandes marcas e de nichos diferentes, mas que beneficiam e muito sua empresa permitindo atingir novos consumidores e expandir suas ações em marketing de crescimento.
Incentive o compartilhamento

Você não precisa ter muito conhecimento em redes sociais para notar que no final todas as pessoas desejam que o usuário realize uma ação.
Seja acessar uma página de captura, um post de blog, ou até o vídeo no YouTube.
No entanto, tenha cautela em inserir esses incentivos e coloque apenas quando isso fizer parte de ação maior como capturar leads, nutrir sua base de email, ou aumentar a autoridade da página.
Mas se você fornece um conteúdo de valor e sabe que isso irá solucionar uma necessidade, uma dor da sua persona peça sim, que ela compartilhe, salve este conteúdo para que não se perca em meio a tantas informações.
Já que o Instagram, por exemplo, valoriza quando o usuário salva um conteúdo e pode destacá-lo dentro de uma hashtag ou no próprio feed.
Foco em qualidade não quantidade

Ainda que pareça contraditório com o tópico anterior você deve sim, ter uma frequência de conteúdos, desde que seja algo de valor de extrema importância para seus leads.
Todas suas ações relacionadas ao marketing de crescimento precisam estar alinhadas à sua persona, e lembre-se de verificar se esta “representação’’ do cliente ideal é igual para todas.
Porque muitas vezes você está publicando um conteúdo correto, mas, a pessoa que irá consumir não está ali.
Um ponto valioso e observado nas redes sociais é compartilhar conteúdo relacionado ao seu segmento, porém que não foi produzido por você.
Estas ações reforçam sua autoridade mostrando que você está atento a tudo relacionado ao seu cliente, fornece algo de valor para seus leads, lhe ajuda a construir networking com pessoas de influência.
Assim você ainda pode entrar em contato com quem produziu a informação e falar que você gostou, compartilhou em suas redes e no final caso a pessoa queira pode postar sua publicação.
Com todas essas informações você consegue notar quais dados agitam seu público e recebem mais cliques, encontre maneiras de utilizar o mesmo conteúdo de formas diferentes seja:
- Vídeo.
- Infográfico.
- Webinars.
- Ebooks.
Use provas sociais

Vamos imaginar que você seja uma pessoa que adora livros, e um dia um amigo seu lhe indica um novo livro sobre liderança.
E o livro em questão já foi indicado até por jornais famosos como New York Times, e pela revista Entrepreneur.
Se você tem interesse nesse assunto, vai buscar mais informações e futuramente até comprar aquele livro, então, incentive seus clientes a deixarem uma opinião sobre seus serviços.
Posto que muitas vezes o cliente pode estar satisfeito, mas não deixou nenhuma prova social sobre aquela experiência, por isso pesquisas de opinião são relevantes.
Desta forma você verá pontos de melhoria, poderá utilizar nas redes sociais, em anúncios e atrair potenciais clientes.
Posto que muitos clientes precisam ter alguma afirmação para finalizar uma compra.
Todas estas ações impactam na sua estratégia de marketing de crescimento e assim como este conteúdo, clique aqui e confira todos os conteúdos relacionados a growth hacking e crescimento.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.