

Você certamente já deve ter ouvido alguém lhe perguntando “qual o diferencial do negócio?” o que faz o seu serviço ser único e diferente de todos?
Então, se você já ouviu isso antes saiba que a pessoa estava na realidade querendo saber qual é sua proposta de valor.
Sendo justamente isso que vamos abordar neste conteúdo, você saberá como criar uma, porque ela é importante e quais elementos deve conter em uma.
Continue lendo e construa a sua proposta do zero ou fortaleça algo que já existe.
O que é uma proposta de valor?
Como foi dito na introdução a proposta de valor é algo que você cria desde do momento que pensou em ter uma marca, e em ter um negócio.
O objetivo principal é mostrar seus valores e o que te faz ser diferente, de forma clara e direto ao ponto.
Portanto, este elemento deve ser incluído no seu site, através do seu slogan, e fazer com que influenciem as ações do consumidor durante a jornada de compra.
Com isso você poderá gerar mais vendas, e consequentemente mais leads caso este seja o seu objetivo.
É mostrar que aquilo que você oferece vale muito mais do que o valor cobrado.
Segundo Philip Kotler, que é considerado um dos maiores mestres de marketing, a proposta de valor pode ser descrita como:
“Um conjunto de benefícios ou valores que se promete oferecer aos consumidores para satisfazer suas necessidades.”
Sendo assim, você mostrará os seus diferenciais durante todo o contato que o “potencial cliente’’, e eles saberão porque devem escolher você e não o seu concorrente.
Como criar uma proposta de valor?

Embora muitas pessoas acreditem se tratar de algo complexo na realidade não é, desde que você conheça muito bem o seu negócio.
Dado que você pode fazer de diversas formas e vamos abordar cada uma delas.
Vídeo — Infográfico
Para criar uma dessas duas opções você deve incluir elementos como:
- Título — Inclua o benefício que o cliente irá receber.
- Subtítulo ou parágrafo — inclua informações que descrevam este benefício.
- Use imagens e elementos visuais — exemplo: imagens do início da sua empresa, da criação do que você oferece.
Felizmente, por meio desses fatores a pessoa poderá entender que não se trata apenas de uma empresa, mas sim de pessoas que lutam para que algo maior exista.
Portanto, a sua proposta de valor estará entregue de uma maneira rápida, pois seu vídeo não deve ser longo e você poderá incluir em diversos locais.
Canva — Imagem
O título parece confuso, mas na realidade é bem simples e uma das mais usadas, pois se trata de uma imagem onde você poderá colocar as principais vantagens do seu serviço e alinhar tudo isso às necessidades, dores, e desejos do seu cliente.
Considerando que, um dos objetivos do canva é mostrar o valor que você agrega no mercado.
Visto que através dessa imagem podemos inserir até uma nova oferta no mercado ou melhorar algo que existe.
No canva você observará a proposta de valor e o perfil do cliente.

Perfil do cliente ideal
Nesta etapa será incluído expectativas que são os “ganhos’’ que o cliente terá, as dores e tarefas do cliente.
Através dos “ganhos’’ as expectativas que o cliente possui, e o que ele espera que o seu produto faça será atingido.
Já no trabalho do cliente, pense em quais ações ele deve fazer para solucionar aquele problema, e como o seu produto vai auxiliar neste ponto.
Imagine qual é o propósito que as pessoas veem quando utilizam seus produtos.
Por último, nos pontos de dor você deve incluir qualquer dificuldade que ele possa ter durante o uso dos seus produtos, houve alguma reação negativa, algum problema durante esse processo?
Proposta de valor
Criadores de ganhos
O que faz com que seus clientes se sintam felizes durante o uso dos seus serviços? O que traz felicidade a eles após o uso? Inclua estes fatores aqui.
Produtos e serviços

Caso você tenha apenas um serviço ou uma categoria de produto incluída aqui, ou caso haja várias opções coloque as principais que vão resolver tudo que foi visto até então.
Dessa forma você terá alinhado o perfil do cliente com os produtos ou serviços mais adequados.
Alivie as dores
Como você resolverá os problemas do seu cliente? O que você pode fazer hoje para ele ter uma boa experiência e supere todos os problemas que ele possui?
Feito isso basta incluir estes tópicos em uma imagem como a que está acima ou em um documento e permite com que todos tenham acesso a essa informação.
5 elementos que ajudam na criação da proposta de valor

Agora que você já sabe como desenvolver algo e inserir o diferencial do negócio, vamos lhe mostrar quais pontos influenciam e irão dar mais agilidade durante a criação.
Tenha uma persona
Quando você pensou “vou criar uma empresa’’ ou “tenho uma ideia que pode se tornar um negócio” com certeza você criou uma persona sem perceber sabe por quê?
Dado que se você resolver um problema, alguém será beneficiado e essas pessoas são a sua persona.
Considerando que existem dois termos muito similares você precisa saber que “persona’’ é uma pessoa, ou seja, ela pode ser da seguinte maneira:
Maria, 34 anos, dona de casa, mãe de 3 filhos, casada há 20 anos, que utiliza o Facebook e o YouTube diariamente, e realiza compras pela internet por influência dos filhos.
Já o público-alvo é um grupo com similaridades entre si e representam quem você irá atingir, ou seja:
Mulheres de 34 a 49 anos, donas de casa, das classes B e C que vivem em São Paulo.
Percebeu a diferença? Caso você ainda tenha dúvida sugiro que leia este conteúdo e você nunca mais terá este problema.
Utilize a análise swot

Embora você tenha informações suficientes para criar sua proposta de valor do zero ainda pode haver alguma dúvida, ou dificuldade em enxergar essas informações.
Felizmente Albert Humphrey criou a análise swot e com ela pode enxergar, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Dado que força e fraqueza é algo interno, que você tem controle.
Já oportunidade e ameaças são externas, ou seja, não temos controle direto, mas podemos nos preparar, nos prevenir do que virá.
Ok, mas como podemos utilizá-la para destacar o diferencial do negócio? Simples, através das forças e fraquezas você pode incluir na sua proposta.
Dessa maneira estará fortalecendo sua marca perante aos concorrentes.
No entanto, as oportunidades e ameaças embora sejam fatores externos você pode ter ideias de quais pontos sua empresa pode explorar para se destacar.
Inclua criar um posicionamento para um serviço, ou até para o negócio todo.
Analise seus concorrentes
Caso você coloque a análise swot em prática já estará analisando seus concorrentes, pois você terá uma visão geral do mercado.
Porém, se a sua equipe tiver o conhecimento necessário sobre eles, como:
- O que seus concorrentes fazem?
- Qual posicionamento desenvolvem?
- Qual a proposta de valor?
- O que as pessoas falam sobre?
Posto que com isso você poderá criar algo que nenhum deles faz.
Sabe por quê? Pois, existem duas categorias de concorrentes e muitas empresas analisam apenas os diretos, ou seja, os que fazem a mesma coisa que você.
No entanto, os indiretos são empresas com soluções que substituem o que você fornece e com isso conquistam os clientes que você busca.
Sendo assim analise todos eles, anote quais serviços, produtos que o seu potencial cliente pode consumir, mas que não é a mesma coisa que você oferece.
Foco na identidade visual
proposta de valor – identidade visual
Quando você ouve “identidade visual’’ o que constatam na sua mente? O logotipo? O design do site? Se a sua resposta foi essa saiba que está correto.
Por que tudo que você disponibiliza online estará representando sua empresa por meio desses elementos que as pessoas irão lhe identificar.
Portanto, tenha um manual de identidade visual, análise:
- Cor.
- Tipografia.
- Quais maneiras o nome da sua empresa pode ser utilizado?
E utilize isso como base em tudo que fizer você estará ajudando a aumentar a lembrança da marca além de deixar claro a sua proposta de valor.
Tome cuidado com a linguagem
Embora este tópico possa parecer irrelevante, saiba que ele será fundamental para alinharmos tudo que foi dito até então.
Porque não adianta você seguir todos os passos corretamente e não utilizar uma linguagem, ou melhor, palavras que o seu potencial cliente entenda.
Como dito no início a proposta de valor deve ser clara, objetivo e sua linguagem deve transmitir esta ideia.
Que através deste conteúdo você consiga melhorar o que você já faz e ter excelentes resultados e caso tenha dúvidas comente abaixo.

Olá,
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