
Alguma vez você se sentiu perdido por não conseguir diminuir o custo de aquisição dos seus leads? Você assiste palestras, ouve amigos empreendedores, mas o CAC como é chamado este termo continua aumentando?
Então continue lendo e você verá onde está o erro e onde seus esforços de marketing devem ser focados.
O que é custo de aquisição e como calculá-lo

Possivelmente você já tem conhecimento sobre este termo, porém iremos revisar qual seu significado e como calculá-lo.
Visto que, o custo de aquisição é um dos elementos mais importantes de uma empresa.
Já que o principal objetivo desta métrica é mostrar que os investimentos feitos para adquirir um novo cliente está sendo maior que o retorno, isto é o ROI.
Assim, você terá mais clareza para entender quais canais estão prejudicando o seu negócio e como diminuí-lo.
Através das ações que você observará no final deste artigo.
Mas, é importante lembrar que neste cálculo devem ser incluídos todos os gastos relacionados a:
- Marketing.
- Vendas.
- Publicidade.
- Salário dos profissionais.
- Comissões.
E dividir o valor total pelo número de clientes, adquiridos naquele momento.
Um exemplo, você investiu 1.000$ e no mesmo período obteve apenas 500 clientes, seu CAC seria de 2$, sendo ruim.
Já que você obteve apenas metade dos clientes com base no valor investido.
Mas, fique tranquilo que você verá como resolver este problema através deste conteúdo.
Outro fator a ser considerado é o “LTV’’ ou ciclo de vida do cliente representado pela quantidade de tempo que um lead passa utilizando seus serviços.
Devemos considerar esta métrica, pois nos mostra:
- O tempo que o cliente passa utilizando o serviço.
- Quantos deles compram novamente.
- A porcentagem de lucro que cada cliente gera.
Contudo, se você quiser saber como aumentar o LTV sugiro que leia este conteúdo.
Por último, busque acompanhar seu custo de aquisição mês a mês porque assim você terá efeitos positivos a longo prazo e determinar quais ações de marketing são benéficas para o negócio.
9 erros que aumentam o CAC
Agora que você já relembrou qual o impacto do custo de aquisição no seu negócio, analise quais pontos você está errando e prejudicam o seu ROI.
Não otimizar a taxa de conversão
Uma simples mudança na página do seu site ou em uma landing page pode aumentar sua receita em poucas horas.
Contudo, não, é algo fácil e você precisa ter conhecimento de muitas áreas para ter bons resultados e uma delas é:
Seu cliente, suas necessidades, e se você está atraindo quem de fato quer o seu serviço.
Outro fator que impacta na conversão é a falta de clareza, ou a maneira como você soluciona qualquer ruído, e a preocupação que o cliente tenha sobre o assunto.
Clique aqui e você terá acesso a um conteúdo completo sobre como criar uma página com alta taxa de conversão.
Além disso, você ainda pode assistir o vídeo abaixo e conhecer a heurística de conversão, uma fórmula desenvolvida pela MecLabs Institute.
Não fortalecer a proposta de valor prejudica o CAC

Proposta de valor é um dos temas recorrentes que você verá aqui, porque devemos fortalecer a maneira como o seu serviço é visto.
Deste modo sua taxa de retenção será maior, além de poder oferecer o que de fato seus clientes desejam.
Atualmente existem diversas maneiras de analisar estes aspectos e uma delas é através do email marketing, de pesquisas e análise de feedbacks subjetivos.
Quando você tem uma visão clara do propósito do negócio, e consegue responder a seguinte pergunta:
”Porque meu cliente ideal deve comprar de mim e não dos meus concorrentes”
Logo, tudo se tornará mais simples, porque você enxergará uma maneira de se diferenciar dos demais e esta ação agrega valor a todos que possuem interesse.
No entanto, construa uma relação com sua base, e estimule seus leads a compartilharem informações relevantes com você.
Seus canais de aquisição não são adequados
Muitas empresas ainda acreditam que para ter sucesso em suas campanhas é necessário estar em todos os lugares e com isso acabam investindo em locais onde sua persona não está.
Com isso vemos que todos os tópicos falados até aqui estão conectados, pois a junção de todos trará o resultado.
Sendo assim, fique atento à origem do tráfego e analise o desempenho de cada plataforma através do Google Analytics, por exemplo.
Assim você poderá investir corretamente, filtrar os leads de acordo com o estágio do funil, e atrair leads qualificados para o seu time de vendas.
Todavia não se prenda a métricas de vaidade e analise apenas o que interfere na taxa de conversão.
Você não realiza testes A/B com frequência

Apesar da segmentação ser algo necessário, algumas empresas possuem 3 ou até 5 versões de clientes potenciais e por isso os testes a/b são a solução para diminuir o custo de aquisição.
Dado que analisando diferentes variáveis em uma página ou anúncio você verá o que funciona melhor para um destes públicos.
No entanto, deixe este teste rodando por pelo menos 2 semanas assim você terá dados significativos para analisar e realizar modificações definitivas na página.
Alguns pontos como:
- Versões diferentes do mesmo anúncio.
- Imagem.
- Copy da página.
- Cor do botão, no caso do CTA.
Todos elementos podem impactar diretamente na percepção das pessoas e como dito anteriormente a otimização é um dos elementos para diminuir o CAC.
Não utilizar programas de afiliados

Este tipo de ação vem sendo utilizada a muitos anos e pode funcionar para qualquer empresa, desde que o influencer ou afiliado atinja a sua persona.
Antes de tudo analise todas as métricas, veja a interação que o afiliado possui com seus seguidores, afinal este será o ponto principal para você tenha bons resultados com a parceria.
Outro fator relevante é que você só paga quando o afiliado gerar uma venda, e você consegue acompanhar através de um cupom, ou código de rastreio.
Por último, se você quer mais certeza de que os resultados serão positivos prefira afiliados com menos de 1 milhão de seguidores.
Devido à taxa de engajamento ser maior em alguns casos.
Sua empresa não realiza segmentações

Sua empresa não foi feita para todos, e se você não realizar segmentações buscando atingir a pessoa certa no momento certo, seus esforços em marketing e publicidade serão em vão.
Pois, os clientes de hoje estão buscando, experiência e interações personalizadas com as marcas.
E para ter confiança nas necessidades que cada grupo possui você precisa realizar uma segmentação.
Porque você irá atrair a atenção do seu lead se a linguagem usada for similar a ele.
Suponhamos que você tenha uma lavanderia em São Paulo e após analisar o comportamento dos seus clientes você percebe:
- 60% do grupo têm entre 24 e 35 anos.
- A maioria dos usuários utilizam o Instagram.
- A busca pelo serviço é feita em dias específicos.
- Grande parte das pessoas moram em uma determinada região.
Com todos estes dados você poderá focar seus esforços de marketing neste público, assim seu custo de aquisição diminuirá.
Além disso, a segmentação ainda reforça a exclusividade, um termo chave para aumentar a conversão das suas páginas e fortalecer sua proposta de valor.
Não realizar otimizações no funil de vendas

A partir da otimização do funil de vendas você orienta seus leads a realizarem uma ação, além de obter pequenos ”sins” ao longo da jornada de compra.
Logo que nem todos os leds possuem o mesmo nível de conhecimento sobre você, mas é sua obrigação:
- causar uma boa impressão no primeiro contato.
- proporcionar uma experiência de qualidade.
Para que seus resultados sejam bons em cada estágio, e com isso seu CAC será menor porque a conversão em cada um dos estágios interferem no seu custo de aquisição.
Para você ter uma ideia da importância deste fator a Artha Finanças pessoais conseguiu obter mais de 461% em capital durante 6 meses otimizando o funil de vendas.
Porém para que seus resultados sejam bons como este, considere alguns pontos como:
- No topo do funil entregue uma informação rica ao seu lead.
- Utilize o Google para entender o que seu cliente está buscando com base no seu negócio.
- Mostre as soluções do problema e responda às dúvidas que a pessoa terá ao considerar sua solução.
- Como por exemplo: “Quais empresas emitem cidadania italiana no brasil?”
- Sua reputação pode influenciar na decisão final, por isso dê atenção aos “detratores” isto é, aquelas pessoas que não ficaram satisfeitas com seu serviço e saem inserindo comentários ruins na internet.
Não testar estratégias de inbound marketing

Muitos devem estar pensando “Mas o que o inbound marketing tem a ver com o custo de aquisição?”
Muito simples, um dos objetivos do inbound é atrair os leads de maneira orgânica.
Além de aumentar sua proposta de valor e produzir conteúdos relevantes com base no estágio do funil de vendas ajudando seu lead no processo de decisão.
Você poderá mensurar os resultados, obter um retorno a longo prazo por um baixo custo.
O inbound é muito útil quando queremos entender quais informações são bem vistas, e importantes para seus leads.
Você poderá utilizar hashtags, e o SEO para aumentar a autoridade no seu site no Google por meio da produção de conteúdo que resolverá as dúvidas e incertezas que o lead tem ao longo da jornada.
Não ter clareza das metas a serem atingidas

Para que uma meta seja batida todos precisam estar alinhados em buscar soluções para resolver este problema.
Sendo assim garanta com que seus times de marketing e vendas possuem metas e ambos se comprometam a fazer com que o custo de aquisição seja menor.
Tenha como meta sempre:
- Manter o CAC abaixo do LTV (life time value)
- Conhecer o perfil do seu negocio.
- Criar estratégias que auxiliem na queda do custo de aquisição.
Espero que este conteúdo lhe ajude e você consiga atingir os resultados que deseja, não deixe de conferir todos os conteúdos citados neste artigo e terá muitas ideias de como levar sua empresa para o próximo nível.
Olá,
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