Growth Hacking

7 passos para aumentar o crescimento da sua startup

Tainara Mallet
Escrito por Tainara Mallet em maio 17, 2022
8 min de leitura
O estado da arte do Growth e CRO

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Aumentar o crescimento de uma startup pode não ser uma tarefa fácil, mas com pequenas ações como estas 7 que você verá aqui, irá atingir esse objetivo em pouco tempo.

São ações que impactam o negócio de maneira geral, e você passará olhar suas estratégias de maneira diferente, por isso continue lendo.

O que influencia no crescimento de uma startup?

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Qual fator determina se você irá aumentar o crescimento ou não? Já se fez essa pergunta? Considerou a lealdade dos clientes na sua resposta? 

Visto que, se você se dedica a aumentar a retenção, e tornar seus clientes, em fãs do seu trabalho suas chances de sucesso serão maiores. 

Desta forma, adapte tudo que verá aqui e seus resultados serão positivos, entretanto nos dias de hoje sua equipe precisa estar preparada para o crescimento. 

Incentivar seus colaboradores a crescer através de cursos, treinamentos, fortalece sua proposta de valor internamente e isso irá refletir no seu crescimento. 

Outro fator a ser considerado é estar preparado para fatores externos, como mudanças econômicas, mudanças no comportamento do consumidor e buscar inovar a cada ano.

7 passos para aumentar o crescimento da sua startup

Foque na experiência do cliente

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Existem muitas ferramentas e funcionalidades que podem lhe ajudar a otimizar todo o contato que os leads terão com você, não apenas ter um site que carrega rápido, ou um formulário que encaminha para o WhatsApp, nem mesmo um chatbot. 

Mas sim, em entregar o que eles desejam, de maneira clara e rapidamente, buscar diversificar suas ofertas, criar um relacionamento a longo prazo através de emails. 

Bem como personalizar pop-ups conforme as características do lead e sempre buscar pontos de melhoria em todos os canais. 

Sua equipe precisa estar atenta às dúvidas, reclamações e transformá-las em conteúdos, vídeos, que atinjam mais pessoas e resolva possíveis atritos na comunicação. 

Aumente a retenção da sua base 

Você sabia que um dos pilares do Growth Hacking é a retenção? Se você ainda não conhece este método clique aqui para ler.

Quando aumentamos a retenção a primeira coisa que ganhamos é diminuir o CAC ou custo de aquisição, assim como já falamos aqui como diminuir. 

Todavia para ter este resultado precisamos mostrar resultados reais, deixar claro os benefícios que a pessoa terá ao longo prazo. 

Caso o seu serviço possua um valor alto, considere utilizar dados estatísticos neste processo. 

Além disso, se você sabe que poderá aumentar a receita dos seus leads em 20% em 2 meses, diga isso a eles, e mostre que você entende da necessidade que ele possui.

Tudo isso parece pouco para você? Então aplique os seguintes pontos. 

  • Faça a diferença. 
  • Crie conteúdos que eduquem seus leads. 
  • Construa a sua maneira de vender.
  • Não se esqueça de ter um bom atendimento.
  • Busque conhecer quem é o seu cliente perfeito.

Forneça um atendimento de qualidade

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Você já teve algum problema relacionado ao atendimento de alguma empresa? Já tentou falar com algum representante, enviar um email e não ser respondido, ou passar horas no telefone e não receber o retorno que gostaria. 

Pois, saiba que seus leads e seu atual cliente não desejam passar por isso e levar este fator em consideração ao recomendá-lo para alguém.

Ainda mais se você oferece um serviço online, que não tem loja física, seus canais como: 

  • WhatsApp;
  • Email;
  • Central de atendimento;
  • Redes Sociais; 

São o principal canal para aumentar o crescimento do seu negócio, e assim fornecer algo que todos esperam: um atendimento que seja superior aos seus concorrentes. 

A dúvida inicial que você não responde, pois, não possuem um bom atendimento pode levar aquele lead a ir buscar outras alternativas, e saiba que o seu concorrente poderá respondê-lo.

Analise seu funil de vendas atual 

Olhe para o seu funil atual, considere fatores que podem influenciar na passagem do lead para o próximo estágio, e veja o que pode ser feito em cada etapa para agilizar este processo? 

  • Oferecer um desconto? 
  • Enviar um conteúdo que ajude na decisão final? 
  • Aumentar as visitas do seu site? 
  • Enviar emails que solucionem dúvidas que impedem o lead de comprar? 
  • Atualizar as informações e facilitar o contato entre o usuário e sua empresa? 

A resposta para estas perguntas são ”sim,” tudo isso funciona e ajudará dependendo do nível de conhecimento que aquela pessoa possui de você. 

Às vezes a pessoa entra no site, fala com alguém da sua empresa, e já contrata seu serviço por 6 meses, pode acontecer.

Contudo, para isso você precisa oferecer conteúdo de topo, meio e fundo de funil.

Além de usar as redes sociais, email marketing, influencers, indicações de clientes satisfeitos e tantas outras técnicas. 

Apenas adapte ao seu nicho, e ajude o lead a confiar em você e a lhe conhecer. 

Crie parcerias 

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Já parou para pensar que seus concorrentes podem se tornar seus alinhados? Acredite, uma parceria de sucesso pode lhe ajudar a alcançar clientes que possuem o mesmo perfil da sua base. 

Analise o mercado, veja empresas que possuem um serviço que possa ser complementar o seu, juntos vocês podem aumentar a receita desde que isso seja relevante para a persona de ambos. 

Um exemplo, uma empresa que faz manutenção de computadores, e oferece seguro contra danos. 

Do outro lado, uma startup com um software de segurança para notebooks. 

Percebe que o mesmo cliente pode precisar das duas soluções em fases diferentes? Então, faça um brainstorm com sua equipe e veja o que pode funcionar para você. 

Considere o perfil do seu cliente, pare agora e pense: “o que o meu cliente pode precisar, além do ofereço’’ e veja isso como uma oportunidade de expandir seu mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, leia este conteúdo porque ele fala de concorrentes indiretos, termo utilizado para descrever estas parcerias que falei aqui. 

Utilize upsell e cross-sell para aumentar o crescimento

Desde quando o mundo é mundo, estes termos são utilizados por negócios em todos os países, e sim, funcionam, ainda mais se você já tem uma base sólida de clientes, e conhece cada um deles. 

Afinal você não terá de investir em marketing, aumentar o time de vendas, apenas precisa fazer com que aquele cliente aumente o ticket médio, e no final acabe aumentando o contrato de 6 para 11 meses.

Felizmente, se você tem um CRM estruturado pode analisar as informações e depois de x meses fornecer um serviço complementar.

Considere os benefícios que a pessoa terá em aumentar o valor da compra, deixe explícito os resultados que o cliente poderá gerar após realizar esta ação.

Use cases de outros clientes para mostrar que aquele investimento é válido. 

Ofereça também um desconto, por exemplo, “se você aumentar o contrato de 6 meses para 1 ano e meio nos primeiros 2 meses você não precisa pagar uma taxa, uma porcentagem’’ 

Faça os cálculos e veja se isso vale a pena para o seu negócio ao longo prazo, desta forma aumentará a retenção, diminuirá a taxa de cancelamento e irá aumentar o crescimento. 

Crie fluxos para aumentar o crescimento 

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Sua empresa já possui estabilidade, sua receita é estável, mas aumentar o crescimento a longo prazo parece impossível. 

Já observou que você poderia criar novos fluxos? Pois, você conhece seus clientes, e sabe das necessidades deles, e você não gosta da ideia de fazer parcerias então. 

Porque não, cria um:

  • Novo serviço;
  • Software;
  • Aplicativo;
  • Um produto complementar ao que os clientes usam;

Poderá também incluir novas funcionalidades a algo que já existe, caso sua empresa não tenha recursos para criar algo do 0, deste modo poderá aumentar o crescimento. 

Considere fazer uma pesquisa entre seus clientes e com isso veja qual das ideias que sua equipe teve é a mais favorável. 

Felizmente, já falamos do ICE Score e ele ajudará você decidir qual o risco, qual ideia possui maior probabilidade de ser bem sucedida, clique aqui e leia o post.

Esteja preparado para o crescimento 

Você está preparado para aumentar o crescimento? Conseguirá atender a demanda de 5, 10, 1.000 novos clientes? Se a sua resposta for sim, ok, mas se a sua resposta for ”não tenho certeza’’ repense se a hora certa de escalar, é agora. 

Agora se você respondeu sim, calma, você não precisa investir milhões de reais para isso, todavia pode cortar custos desnecessários agora, pode realocar investimentos.

Com isso você aumenta o crescimento, com base em tudo que foi dito mantendo um alto padrão de qualidade, atendimento e tudo que seus clientes e leads precisam. 

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